Só passou quem tirou dez

Jornal O Popular, 12/06/2007

Só passou quem tirou dez

Aprovados para dois cargos que exigiam ensino fundamental tiraram nota máxima. Quem errou uma questão ficou de fora

Lillian Bento
Do Jornal Daqui

O resultado da primeira fase do concurso da Prefeitura de Goiânia para os cargos de nível fundamental surpreendeu. Em dois cargos só quem tirou nota máxima foi aprovado e, nos demais, o ponto de corte ficou entre 9,6 e 7,6. Dos 14 mil inscritos para as vagas de Apoio Administrativo I – Serviços de Higiene e Limpeza – foram selecionados 3,48 mil candidatos. Todos acertaram 100% das questões. Os aprovados farão agora a prova de habilidades físicas, mas só 80 serão chamados. Para as 8 vagas de Auxiliar de Serviços Gerais da Companhia de Obras e Habitação do Município, 494 pessoas tiraram 10 e foram aprovadas. Outras 2,1 mil que erraram uma questão ficaram de fora.

Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Agenor Mariano Neto, a seleção acirrada é resultado do desemprego. “Nas duas vagas em que todos tiraram 10 a exigência era apenas alfabetização, mas muita gente com o ensino médio prestou a prova”, diz. O secretário afirma que a idéia era elaborar uma prova fácil para não prejudicar os candidatos que, de fato, fossem só alfabetizados.

Agenor justifica que a intenção é selecionar pessoas aptas ao cargo, mesmo que não tenham bom desempenho no conhecimento teórico. O presidente de Concursos da Secretaria, Josemar Campos, conta que a recomendação feita ao Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), que elaborou a prova, foi a de que as questões fossem compatíveis com o cargo. “As provas eram para pessoas apenas alfabetizadas e queríamos que fossem fáceis. Mas é claro que as pessoas com 8ª série ou nível médio tiveram mais chances”, diz.

Três etapas
No total, 86 mil inscritos disputaram as 2.936 vagas oferecidas no concurso em 119 funções nos níveis fundamental, médio e superior. Para os cargos que exigiam escolaridade até a 8ª série concorreram 46 mil candidatos. A organização do concurso dividiu as provas em três etapas, de acordo com a escolaridade. No último domingo fizeram provas os candidatos do nível médio e a surpresa foi o índice de abstenção - 1,3 mil candidatos não compareceram (mais de 7%). Agenor lembra que as provas físicas e de habilidades específicas são eliminatórias e que a comissão de seleção usará os critérios de desempate para preencher as vagas.