Goiânia, a cidade verde que renova as esperanças, por Iris Rezende (PMDB)
Goiânia, a cidade verde que renova as esperanças, por Iris Rezende (PMDB)
Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente tivemos a grata alegria de sermos comunicado que Goiânia é hoje a Capital dentre todos os Estados brasileiros que possui o maior índice de árvores em ruas, praças e avenidas. São 650 mil, o que significa uma para cada dois habitantes. É uma conquista que nos enche de muito orgulho e que coroa todo um trabalho que realizamos ao longo destes dois anos e cinco meses, oportunidade em que não medimos esforços para ampliar significativamente o verde em nossa cidade.
Goiânia é a campeã de árvores graças, principalmente, à colaboração dos moradores que recebem as mudas do programa Plante a Vida, instituído pela prefeitura em 2005, e dão a elas todo o carinho e tratamento necessário para que floresçam. A meta inicial era destinar 500 mil mudas para a população, mas este objetivo com certeza será revisto para cima porque, até o momento, mais de 400 mil já foram distribuídas.
O novo levantamento coloca Goiânia em primeiro lugar com maior número de árvores plantadas superando Curitiba (PR), com 300 mil unidades, e João Pessoa (PB), com 40 mil. Estas duas cidades são referências nacionais em verde.
No que se refere ao índice de árvores por habitantes, Goiânia chega a 0,59 contra 0,17 de Curitiba e 0,06 de João Pessoa. Os números revelam que, sem dúvida, pela conservação existente, adquirimos uma sólida consciência ambiental que precisa ser ainda mais aprimorada para que possamos expandir o verde e consolidar a Capital goiana como a grande referência nacional em meio ambiente.
Antes de assumir a prefeitura, existiam apenas 84 áreas verdes em Goiânia e hoje, graças ao empenho e aos esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) este número já chega a 162. Até o final da administração, queremos que Goiânia tenha ainda muito mais árvores plantadas nas ruas. E as atividades não param. Estamos implantando mais 32 parques.
Outro estudo importante desenvolvido pela Semma, por meio da Divisão de Estudos Ambientais, revela que Goiânia é a capital brasileira com maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitante: 94 metros. Este número supera em muito a determinação de no mínimo 12 metros por habitante, estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para se ter uma idéia, basta dizer que Curitiba, que ocupava anteriormente o primeiro lugar, possui 51 metros.
Um fato de expressão que aconteceu durante a semana foi a assinatura do decreto lei que regulamenta parceria entre a iniciativa privada e o poder público para a recuperação de mananciais. A Lei nº 8.480 permitirá às empresas interessadas auxiliar o município nesta gigantesca tarefa.
Igualmente importante foi a recente assinatura do protocolo de intenções técnicas entre o Município e escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O convênio permitirá à prefeitura ampliar a produção do viveiro da Semma. Ali são geradas as mudas utilizadas em programas ambientais, incluindo o Plante a Vida. A expectativa é ampliar a produção de 120 mil mudas por ano para 400 mil.
As conquistas alcançadas por Goiânia no setor de meio ambiente, entretanto, não podem gerar acomodação. A tarefa de conservar é permanente e exige o inteiro engajamento da sociedade para evitar agressões e fazer prosperar o verde que traz de volta a biodiversidade, a melhor qualidade de vida e, sobretudo, a esperança num mundo renovado.
Iris Rezende (PMDB) é prefeito de Goiânia