Respostas dúbias
Respostas dúbias
Cristiano Sales Prado, professor do curso de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre e doutor na área de Inspeção e Tecnologia, aconselha os candidatos a entrarem com recurso, utilizando as orientações do próprio edital do Mapa. Ao analisar a prova de conhecimento específico ele verificou que três questões estão com os gabaritos errados. Conforme o professor, a questão que pede para assinalar a alternativa que apresenta uma enfermidade que ainda hoje pode ser transmitida pelo consumo de carne suína e que não tem sido evitada tem duas respostas: toxoplasmose e teniose.
Ele explica que o gabarito refere-se à toxoplasmose, doença que realmente está presente entre os suínos, sendo que a freqüência de infecção é variável, e depende de fatores como faixa etária do plantel, tipo de criação, manejo alimentar adotado na propriedade, presença de felinos na granja, existência de controle de roedores, entre outros. No entanto, tem sido observada uma diminuição da incidência de Toxoplasma gondii nos suínos abatidos em frigoríficos. Tais autores atribuem esta redução às melhores condições sanitárias adotadas nos rebanhos e à maior tecnificação das propriedades.
Somado a isso, a identificação da toxoplasmose em suínos no momento do abate, através da realização das linhas de inspeção post-mortem, é impossível, o que dificulta o diagnóstico e a real avaliação da infestação de suínos por Toxoplasma gondii.
Além disso, ao analisar literaturas sobre a teniose, torna-se claro para o professor que esta doença ainda não foi satisfatoriamente evitada, já que a sua incidência ainda é bastante elevada em todo o mundo. Uma revisão bibliográfica realizada por estudiosos indica ainda a possibilidade de algumas formas de veiculação dos ovos, através do vento e de insetos, que poderiam levar à contaminação até de rebanhos tecnificados.
“Ao analisar o enunciado da questão, e diante dos dados expostos, não podemos eliminar a alternativa ‘teniose’ como uma opção que também esteja correta, uma vez que, embora tenha ocorrido um aumento do número de granjas tecnificadas de suínos, os índices epidemiológicos têm demonstrado que a teniose continua sendo problema de saúde pública no Brasil.” Neste sentido, o educador diz que a questão deve ser anulada, uma vez que há mais de uma alternativa correta.