Arroz e feijão contra o câncer
Arroz e feijão contra o câncer
Lara Cristina
Da editoria de Cidades
Iris Roberto
Fernando Rodrigo Costa de Faria, 24, afirma que o hábito de almoçar todos os dias e de não abrir mão do arroz com feijão vem de família. “Desde criança escuto minha mãe dizer para não trocar as refeições por besteiras. No dia que troco o almoço por lanche ou salgado, passo mal”
Amantes da típica culinária brasileira podem comemorar. A tradicional combinação arroz com feijão foi objeto de pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), que constatou que o alimento mais presente no dia-a-dia na mesa dos brasileiros tem grande capacidade de reduzir riscos de desenvolver câncer oral.
A pesquisa “Fatores dietéticos e câncer oral: um estudo caso-controle na região metropolitana de São Paulo” foi tese de doutorado, defendida pela nutricionista Dirce Maria Lobo Marchioni na FSP da USP. O estudo utilizou dados da capital paulista, do qual participaram 845 indivíduos (366 casos incidentes de câncer oral e 469 controles). Os dados foram obtidos por um questionário de freqüência alimentar. O estudo investigou a relação de fatores ambientais e o câncer oral. O objetivo foi checar o papel da dieta com relação à doença.
Os dados obtidos sugerem que a dieta tradicional do brasileiro, composta por arroz e feijão, além do consumo de frutas, vegetais e quantidades moderadas de carne, pode conferir proteção contra o câncer oral, independente de fatores de risco reconhecidos, como o fumo e o consumo alcoólico. Sem colesterol e com baixo teor de gorduras saturadas, os dois alimentos fornecem boa composição de proteínas, fibras e carboidratos. Mas o fator que explicaria a proteção contra o câncer oral ainda não foi esclarecido.
Doutora em Ciência da Saúde e professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, Estelamares Mônego explica que o ser humano necessita consumir diariamente certa quantidade de carboidratos, que são os alimentos responsáveis por dar energia.