Tratamento de pele gratuito

Jornal Diário da Manhã, 04/07/2007

Tratamento de pele gratuito

Wanda Oliveira

Mdico dermatologista Hugo Junqueira mostra sala que oferecer terapia fotodinmica para tratamento de cncer de pele: A vantagem  a reduo do uso de medicamentos e o baixo ndice de efeitos colaterais

Médico dermatologista Hugo Junqueira mostra sala que oferecerá terapia fotodinâmica para tratamento de câncer de pele: “A vantagem é a redução do uso de medicamentos e o baixo índice de efeitos colaterais”

Cerca de dois mil atendimentos deverão ser realizados por mês no mais novo Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC), Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG). O programa dará assistência a pacientes carentes com diversos problemas de pele. O espaço físico de 550 metros quadrados já está pronto. Cerca de R$ 1 milhão foram gastos na nova sede.
A maior parte do dinheiro foi doada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, seccional de Goiás (SBD). Também contribuíram com a construção a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) da UFG e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Regional. Segundo o chefe do Serviço de Dermatologia, Aiçar Chaul, a abertura ao público deverá acontecer na segunda quinzena deste mês. O HC ainda está selecionando funcionários, embora o quadro esteja praticamente definido. Trabalharão no local oito professores, oito dermatologistas voluntários e oito residentes. A nova sede será informatizada e contará com auditório, sala de professores, biblioteca, nove consultórios, sala de procedimentos, secretaria, sala de espera, copa e vestiários.
De acordo com Chaul, atualmente são realizados 700 atendimentos ao mês. “Em agosto, a meta é dobrar este número e chegar a 2 mil pacientes/mês, além de fornecer tratamento digno aos pacientes em um ambiente semelhante aos consultórios particulares, possuindo equipamentos de qualidade”, diz. O HC oferece tratamento dermatológico há mais de 40 anos. Na verdade, o serviço foi ampliado com a construção do novo prédio, que permanece vinculado ao hospital.
Segundo Chaul, a mudança foi necessária para suportar a demanda. “A idéia é triplicar o número de atendimentos.” A maioria dos procedimentos de pele realizados na unidade é de pacientes de Goiânia. Atualmente, o hospital disponibiliza apenas dois consultórios para a Dermatologia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Central de Regulação de Vagas, coordenará o agendamento de consultas, conforme o médico.
A data da visita será marcada por telefone. O retorno, que hoje varia de três a quatro meses, deverá ser reduzido para 30 dias, prevê o chefe do serviço de Dermatologia. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira. Para Aiçar Chaul, a idéia é tornar o serviço referência como um dos melhores do Brasil. “Conforto e qualidade são os nossos objetivos.”

Tratamento – O moderno serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas atenderá todos os tipos de problemas de pele. Desde micoses, alergias, cânceres cutâneos até os tratamentos cosmiátricos: acne, preenchimentos faciais e aplicações com toxinas botulínicas. Hoje, a principal procura por atendimentos é de pacientes com acne. Os equipamentos básicos serão instalados nos próximos dias no novo prédio.
Indivíduos com câncer de pele também poderão utilizar em breve a terapia fotodinâmica, informa o médico Hugo Junqueira, responsável pelo serviço. Ele afirma que a prática é uma opção menos nociva para o câncer de pele. Com ela, não há necessidade de cortes. “Outra vantagem da terapia fotodinâmica é a redução do uso de medicamentos e o baixo índice de efeitos colaterais”, afirma o médico. Além da indicação da terapia para vários tipos de tumores da pele, sua área de atuação expandiu-se para o controle de doenças, como a acne, e também numa melhora importante no rejuvenescimento cutâneo. De acordo com Junqueira, o HC mantém negociação com um laboratório farmacêutico de Anápolis para a aquisição do aparelho.