Universidade promove curso de Libras para facilitar comunicação na comunidade acadêmica

Agência Brasil, 16/07/2007

Universidade promove curso de Libras para facilitar comunicação na comunidade acadêmica

Lúcia Nórcio

Curitiba - Integrando o Projeto Incluir, do Ministério da Educação, tem início hoje (16), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com duração de duas semanas.

Segundo Majorie Vigo, da coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais, o curso, com duração de de 20 horas/aula - entre práticas e teorias - tem o objetivo de capacitar a comunidade universitária para atender a pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais.

São 25 alunos matriculados que vão discutir temas como a história e a educação dos surdos, formas de comunicação visual, cultura e identidade dessas pessoas, vocabulário, estrutura gramatical, alfabeto manual e expressões idiomáticas.

Um levantamento feito pela universidade, segundo Majorie Vigo, mostrou que 77 alunos têm algum tipo de limitação e que colegas, professores e servidores costumam ter dificuldades de relacionamento com esse grupo devido à falta de comunicação.

De acordo com Majorie Vigo, a UFPR foi uma das primeiras a implantar um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais , conforme orientação do MEC.

Desde o ano passado, a universidade tornou-se um ponto de referência, orientações e elaboração de cursos nesta área de educação especial “inclusive toda a parte física, como mesas, computadores, são adaptados”.

Para este projeto o Ministério da educação liberou uma verba incial de R$ 37 mil para a Universidade Federal do Paraná.