Preservar florestas é preservar a vida, por Pedro Wilson Guimarães

Jornal O Popular, 18/07/2007

Preservar florestas é preservar a vida, por Pedro Wilson Guimarães

Dia 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas, santuários que, em cada região do mundo, abrigam variados exemplares da fauna e flora. Um momento fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, especialmente reabilitar o que está degradado, como forma de preservar a vida no planeta.

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida. O papel das florestas na vida das populações sempre foi compreendido. No entanto, somente nas últimas décadas é que as influências florestais sobre o clima, ar, água, solo, saúde e aspectos psicológicos dos homens ganharam sua real importância, porque começaram a aparecer conseqüências negativas na qualidade de vida. O aumento da população, aliado às mudanças do ambiente imposto pelo homem, exerce grandes pressões sobre a atmosfera, ocasionando diferentes impactos sobre o ar e também sobre a natureza, especialmente sobre os recursos florestais – que proporcionam múltiplas utilizações para o homem.

As florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo pela degradação incontrolada. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. Sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

O Brasil concentra um terço das florestas tropicais do mundo, mas apenas 1,99% é protegido por unidades de conservação integrais (que não permitem o uso dos recursos naturais). Essa porcentagem está bem abaixo da média mundial, que é de 6%. Além de poucas, as unidades de conservação estão mal distribuídas no País. Essa conclusão é resultado de um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Deste estudo resultou um novo mapa da biodiversidade do País.

Pedro Wilson Guimarães
deputado federal (PT-GO), prof. da UCG e UFG e ex-prefeito de Goiânia