Dinheiro para UFG
Jornal Diário da Manhã, 23/07/2007
Dinheiro para UFG
Para conseguir uma vaga, muitos gastam bastante dinheiro. Catyane Rodrigues, 20, passou para o curso de Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG). A jovem não conseguiu ser aprovada na primeira vez que prestou vestibular, após ter concluído o ensino médio. Porém conseguiu lugar na Universidade Católica de Goiás (UCG) para História.
Mensalidades muito altas e vontade de cursar a faculdade em uma instituição federal levaram-na a desistir de História e ir aos tão conhecidos cursinhos pré-vestibulares – que também são caros –, porém a garota acha que valeu a pena. “Agora, não terei de me preocupar com mais pagamentos.”
Após iniciar o pré-vestibular, a rotina de estudos de Catyane mudou. Na época em que fazia o ensino médio, as horas em que ficava colada nos livros eram bastante reduzidas. “Quando comecei a fazer cursinho, estudava em torno de três horas por dia, mas, no final dessa etapa, já estava em quatro horas”, afirma a estudante.
Além de aumentar a carga horária, Catyane também começou a direcionar seus estudos. “Como prestei vestibular na área de humanas, estudava mais matérias como História, Geografia, Matemática e Português”, conta a jovem. Ela ainda completa que sorte não aprova ninguém, mas sim esforço e dedicação.