Curso de Cirurgias Urológicas por Vídeo reúne especialistas do Brasil e exterior

Portal Andifes, 23/07/2007

Curso de Cirurgias Urológicas por Vídeo reúne especialistas do Brasil e exterior

Cerca de 70 médicos do Brasil e do exterior participaram, entre 17 e 21 de julho, do VIII Curso de Cirurgias Urológicas por Vídeo, promovido pelo Departamento de Cirurgia e Serviço de Urologia da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Coordenado pelo professor Gilvan Neiva Fonseca, chefe do Serviço de Urologia da FM, o curso reuniu profissionais de diversas faculdades do País, Argentina, Peru e Grécia.

Na abertura oficial do curso, realizada no dia 17, no anfiteatro da FM, estiveram presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; o diretor da FM, Heitor Rosa; o deputado federal Pedro Canedo; representantes das sociedades brasileiras de Urologia e de Vídeocirurgia – Seção de Goiás; além de membros da coordenação do curso. O reitor Edward Madureira deu as boas-vindas aos participantes e cumprimentou a coordenação do curso, especialmente o professor Gilvan Neiva pela iniciativa, ressaltando sua abnegação e vontade de realizar, que o motivaram a promover tão importante evento científico em plenas férias escolares.

Também o diretor da FM, professor Heitor Rosa, deu as boas-vindas aos participantes do curso e falou da honra da faculdade em abrir suas portas para realização do evento, cumprimentando em especial o coordenador pela tenacidade e competência com que realiza anualmente esse curso. E anunciou que recentemente foi lançado na faculdade o Projeto de Telemedicina e Telemática , que até o final deste ano já contará com 100 pontos instalados e, seguramente, poderá transmitir à distância o próximo Curso de Cirurgias Urológicas, a se realizar em 2008.

Já o coordenador, professor Gilvan Neiva Fonseca, explicou que a oitava edição do curso, realizada este ano, como nas anteriores, tem uma característica prática, além do embasamento teórico, sendo ministrado por professores de grande experiência e alto nível científico. Segundo ele, o curso é realizado em dois módulos – básico e avançado - com um programa abrangente que oferece treinamento seqüencial em etapas evolutivas, oferecendo conhecimentos essenciais e atualizados. O laboratório experimental prático ocorreu durante os cinco dias do curso, com cirurgias em animais (cães, porcos e frangos), e foram realizadas cirurgias em cadáveres.

O curso no módulo Básico contou com 27 alunos inscritos, inclusive um do Peru e apenas dois de Goiás. Os demais são de outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Paraíba. Nessa modalidade, a programação do curso incluiu colecistectomias, nefrectomias, dissecções via escretora/suturas e dissecções vasculares.
Já no módulo Avançado foram inscritos 42 alunos da maioria dos Estados brasileiros, além de um estudante estrangeiro, proveniente da Grécia. Conforme a programação, no seu Laboratório Experimental, foram realizados exercícios em frango/anastomoses, nefrectomias parciais, prostatectomias radicais (cães), cistectomia/ampliações vesicais e dissecções vasculares/suturas.