Alcides inaugura obras, visita instituições religiosas e anuncia pacote para preservar natureza

Jornal Diário da Manhã, 25/07/2007

Alcides inaugura obras, visita instituições religiosas e anuncia pacote para preservar natureza

Itamar Sandova

Governador Alcides Rodrigues: medalhas e ações ambientais

Governador Alcides Rodrigues: medalhas e ações ambientais

Como em um conto de fadas, a transição da capital de Goiânia para a Cidade de Goiás dura pouco mais de um dia. Na cidade que se transformou em Patrimônio da Humanidade, o governador Alcides Rodrigues terá extensa programação política, institucional, ambiental e social. Nestes dois dias, a capital recupera, com nostalgia, seus tempos de glória.

No período da manhã, a tradicional comenda da Ordem do Mérito Anhangüera será entregue para 150 pessoas. A solenidade ocorre na Praça do Chafariz e será dividida em homenagem da Grã Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Antes da entrega das medalhas, o cerimonial militar acompanhará o desfile da tropa em continência às autoridades. Em seguida, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário serão oficialmente instalados na cidade de Goiás.

Durante o período da tarde, o governador Alcides Rodrigues pretende visitar a sede do Poder Judiciário, a Maçonaria, o bispo diocesano e grupos de pastores evangélicos. Às 16h30 o governo e a prefeitura inauguram a Escola Municipal Santa Bárbara. Na seqüência, o governador visita o futuro campus da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em seguida, Alcides Rodrigues e Raquel Rodrigues, presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), inauguram a Casa do Artesão, recentemente restaurada. O local reúne 200 profissionais, que utilizam a atividade para complementar a renda familiar.

No começo da noite, às 19h, o governador agendou sua visita à exposição Viva e Reviva Goiás, no Palácio Conde dos Arcos. Na casa de Cora Coralina, Alcides e Raquel participam do lançamento do livro Água de Pedra. Em seguida, acompanham recital no Teatro São Joaquim com obras para piano.

Meio ambiente – No dia seguinte, o governador Alcides Rodrigues participa das ações ambientais promovidas pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Saneago e Agência Ambiental.

A transferência da capital levará até a região uma série de ações ambientais. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) será responsável pelo curso de capacitação de diagnóstico de limpeza urbana e debate sobre o ICMS Ecológico. O povoamento do Rio Vermelho com 10 mil alevinos (caranha, matrichã e piau) e distribuição de mudas de árvores ocorrerão logo no começo do dia, quando o governador também deve assinar ordem de serviço para a Semarh criar em 120 dias o Comitê da Bacia do Rio Vermelho. O governador pretende ainda assinar ordem de serviço para que a mesma secretaria realize estudos de readequação da APA da Serra Dourada.