Às vésperas da prova
Jornal Diário da Manhã, 30/07/2007
Às vésperas da prova
Thatyanne Ferreira
Muitos alunos ficam sem saber o que fazer nos instantes finais de preparação para as provas do vestibular. Nessa hora em que a ansiedade e o nervosismo apertam, toda dica é bem-vinda. São vários os detalhes que os vestibulandos devem atentar, porque eles podem fazer a diferença na hora de garantir uma vaga no vestibular. Nos dias que antecedem às provas, é inevitável surgir aquelas dúvidas: será que eu estudei tudo mesmo? Será que não preciso dar uma última revisada nessa ou naquela apostila?
Organizar e dividir o tempo de estudo pode ser a maior arma para que o vestibulando não chegue às vésperas da prova sem ter visto todo o conteúdo previsto. Isso possibilitará ao candidato que a revisão seja realizada não para aprender, mas para aperfeiçoar os capítulos em que ele encontrou maiores dificuldades. Esse é um alerta de Carlos André Pereira Nunes, professor de Língua Portuguesa do Colégio Millenium, que sugere também que, além das disciplinas específicas, o candidato deve reservar cerca de 30 minutos por dia para leitura de atualidades em jornais, revistas ou de contos curtos. Isso pode ocorrer mesmo antes de dormir. O candidato vai ter uma chance a mais para se manter atualizado com o mundo e aperfeiçoar o seu vocabulário.
Pedro da Silveira Gonçalves, 20, acabou de ser aprovado em dois vestibulares de meio de ano – na Universidade de Brasília (UNB) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG), para os cursos de Química e Química Industrial. Ele garante que o estudo na véspera das provas pode, muitas vezes, atrapalhar os candidatos. “Estudar antes da prova contribui para aumentar o nervosismo. Você pode acabar esquecendo algo que sabe só por conta da ansiedade”, comenta o estudante.
Professores e alunos que já passaram pela experiência garantem que a antevéspera, a véspera e o dia da prova são os momentos que mais influenciam no bom desempenho durante os exames. As dicas começam pela alimentação, e a sugestão é comer com moderação, nada de assaltos noturnos à geladeira nem festas regadas à cerveja no final de semana. Uma alimentação leve combinada com verduras e legumes é muito importante, mas nada em quantidade exagerada. Manter os hábitos alimentares de costume e dormir bem são as melhores maneiras para não ser pego de surpresa durante a realização da prova.
O aluno Handel Meireles Borges Filho, 20, que obteve o 1º lugar geral da Universidade Federal de Goiás (UFG) no vestibular do ano passado, relata que sua tática para conseguir o êxito foi montar um horário de estudos e que o ideal é estudar diariamente três matérias de áreas diferentes. Não desistir nem se sobrecarregar nos momentos finais da preparação também foram determinantes. “Para os estudantes que pretendem prestar vestibular para Medicina, empenho, garra e disciplina são fundamentais, porque a concorrência é muito grande, e os candidatos são muito bem preparados.” Handel faz questão de deixar claro que não é um gênio como as pessoas costumam dizer. “Considero a minha inteligência como a de uma pessoa normal, só não desanimei hora nenhuma”, conclui o rapaz.