Mudança de sexo poderá ser feita pelo SUS
Jornal Diário da Manhã, 18/08/2007
Mudança de sexo poderá ser feita pelo SUS
Hacksa Oliveira
O Ministério da Saúde vai incluir na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) todos os procedimentos para a cirurgia de transgenitalização, a mudança de sexo. A novidade é uma conquista para as mais de quatro mil transexuais que existem no Brasil. Em Goiânia, o Projeto Transexualismo, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), já realizou 25 cirurgias. Esse ano, foram quatro e, até o final desse semestre, três aguardam a indicação.
A decisão é resultado de determinação do Tribunal Regional Federal da 4º Região, na última terça-feira, 14. A medida satisfatória foi embasada na Resolução 1.652, editada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2002.
A ginecologista, psicóloga e coordenadora do projeto do HC/UFG, Mariluza Terra Silveira, considerou a resolução como maravilhosa e excelente. Segundo ela, por meio da divulgação, o número de procuras em Goiânia deve aumentar. “É uma vitória. Nunca deixamos de realizar as cirurgias, embora recebíamos apenas uma pequena verba da pesquisa do ensino superior. Agora, teremos mais condições financeiras além de dar um impulso maior à questão”, comemora.
A cabeleireira Cristiany Santos, 28, inscreveu-se há quatro anos no HC para a realização da cirurgia e há dois iniciou o tratamento psicoterapeuto com acompanhamento. “Desde criança, sonhei com isso. Agora, sei que é uma realidade”, frisa.