Importância de Colemar é destacada

Jornal O Popular, 23/08/2007

Importância de Colemar é destacada

Quem dirige hoje algumas das instituições que Colemar Natal e Silva ajudou a fundar e que estão participando da promoção dos eventos em comemoração pelo seu centenário destacam a importância do pioneiro para a cultura e a educação no Estado. “Colemar foi uma das pessoas de maior destaque em nossa história. Ele possui uma folha de serviços prestados enorme, sempre com muita correção”, assinala Geraldo Coelho Vaz, presidente da Academia Goiana de Letras.

“Ele ocupou diversos cargos importantes, participou ativamente da mudança da capital e sempre desempenhou suas funções com o espírito voltado para a cultura”, acrescenta. “Quase todas as instituições culturais do Estado devem sua fundação, mesmo que por inspiração, a Colemar”, sublinha Aidenor Aires, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. A instituição pretende colher depoimentos sobre o pioneiro e publicar uma revista com o material, além de disponibilizá-lo na internet.

Edward Madureira, reitor da UFG, lembra os atos de coragem que Colemar assumiu para concretizar o sonho de ver a universidade funcionando. “Por vezes coloco-me a imaginar a ousadia e a vitalidade de um homem, que enfrentou instituições, governo, posturas retrógradas e conservadoras, para levar adiante, junto com outros pioneiros, o desafio de instituir aquela que se tornou a principal instituição de ensino superior do Centro-Oeste brasileiro.”

Para ele, conduzir a universidade idealizada por Colemar é uma missão. “Neste momento em que comemoramos o centenário de nascimento de nosso lendário pioneiro, cumpre-nos a tarefa de levar adiante o seu sonho. Este sonho chamado UFG.” Edward anuncia que a universidade pretende comprar o prédio da antiga Faculdade de Direito, hoje de posse da Justiça Federal, na Rua 20, Centro, para transformá-lo em um centro de memória sobre os precursores da instituição, incluindo aí, claro, Colemar Natal e Silva.