Alunos e professores debatem projeto
Jornal O Popular, 23/08/2007
Alunos e professores debatem projeto
Patrícia Drummond
Falta de informação e discursos prontos, antigos, principalmente por parte de estudantes – em especial aqueles ligados ao movimento estudantil, com representação no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foi o que percebeu a reportagem do POPULAR ontem, ao acompanhar mais uma rodada de debate sobre o Plano de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal de Goiás (Reuni/UFG). A discussão ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), entre as 14 e as 18 horas, com as presenças de alunos e professores de diversas unidades da instituição.
“Essa é uma proposta limitada demais para o ensino, parece muito voltada para o mercado, deixando de lado o conhecimento de fato e a pesquisa”, questionou o estudante de História Alexandre de Paula Meirelles, de 20 anos, que participa da direção do DCE. Entre os professores, as opiniões mostraram-se divididas. Houve aqueles que se manifestaram contrários à proposta e também aqueles que apóiam o Reuni. Entre um extremo e outro, há docentes que ainda pretendem analisar melhor o projeto, antes de qualquer avaliação mais profunda.
Contrário à proposta, o Conselho Diretor da Faculdade de Educação da UFG fez circular, durante o debate de ontem, uma carta aberta, defendendo sua posição. A nota cita que o projeto poderá ter a adesão de muitas universidades, porque, conforme observa, acena com recursos financeiros adicionais.