Brasil Líbano: Intercâmbio Acadêmico

Portal Andifes, 24/08/2007

Brasil Líbano: Intercâmbio Acadêmico

Paulo Jorge Sarkis

Ex-reitor da UFSM      

Realiza-se nestas segunda e terça  feira, em Brasília, um evento histórico na relação entre o Líbano e o Brasil.

Pela primeira vez na história, professores de Universidades dos dois países se reúnem de forma ampla e abrangente para pensar a melhor maneira de desenvolver as relações acadêmicas entre suas Instituições.

É difícil de entender como este processo de integração não ocorreu a mais tempo.

Afinal os dois países tem uma identidade afetiva que remonta ao tempo das grandes navegações e descoberta do novo mundo e que se consolida na visita de Dom Pedro II ao Oriente Médio, no final do Império. Sucessivas imigrações transformaram o Brasil no país que abriga o maior número de libaneses e descendentes. Este número é maior mesmo do que a população do próprio Líbano. Esta presença libanesa no Brasil se concentrou inicialmente no comércio mas rapidamente se estendeu a todas as áreas da atividade.

As Universidades Brasileiras, que abrigam nos seus quadros um grande número de estudantes, professores e funcionários de origem libanesa, desenvolveram um intenso relacionamento internacional com outros países de todos os continentes.

Simultaneamente as Universidades Libanesas, lastreadas em instituições tradicionais e numa sociedade com alto grau de desenvolvimento cultural, estabeleceram fortes elos internacionais. Frequentemente, com as mesmas instituições que se relacionavam com o Brasil.

Apesar disto, os meios acadêmicos dos dois países, salvo raras e episódicas situações   se ignoravam mutuamente.

Foi apenas no início deste milênio que a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Libanesa e Universidade Do Espírito Santo de Kaslik romperam este isolamento estabelecendo convênios ativos que permitiram a troca de missões científicas, programa de Pós Doutorado e desenvolvimento de dissertação de mestrado.

As recentes trocas de visitas dos presidentes dos dois países e a missão do Ministro da Educação do Brasil ao Líbano, completaram as condições de mobilização que conduziram a este momento histórico nas relações dos dois países.

Com o trabalho decisivo do Ministério da Educação, através da Capes e da Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, e da Confederação das Entidades Líbano Brasileiras foi organizado o seminário que permitirá às lideranças acadêmicas dos dois países se conhecerem melhor e explorar as potencialidades mútuas. O apoio da Associação dos Dirigentes das IFES, Andifes, do Clube Monte Líbano de Brasília, da Universidade de Brasília foram importantes para garantir o sucesso do evento.

Professores de cinco das principais universidades libanesas e das principais instituições educacionais brasileiras estarão apresentando as características de funcionamento do ensino superior e da pesquisa nos seus respectivos países. As trocas de experiências permitirão o estabelecimento de convênios e projetos conjuntos que refletirão num relacionamento mais intenso entre os dois povos.

Com certeza estamos testemunhando os primeiros passos de uma caminhada cujos benefícios se farão sentir  por muitos anos.