Inscrições ao Enade terminam amanhã
Jornal O Popular, 30/08/2007
Inscrições ao Enade terminam amanhã
Patrícia Drummond
Termina amanhã o prazo de inscrições para a edição 2007 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Todas as instituições de ensino superior do País que oferecem habilitações em uma das 16 áreas avaliadas (veja quadro) deverão encaminhar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), os dados de seus alunos ingressantes e concluintes. As inscrições, feitas pela internet, são de responsabilidade dos coordenadores de curso.
A lista dos alunos selecionados para fazer o Enade 2007 será divulgada em 25 de setembro. A prova será aplicada em 11 de novembro, um domingo, com início às 13 horas. O exame deste ano avaliará cursos das mesmas áreas contempladas em 2004, o que corresponde à avaliação de um ciclo completo. O Inep informa que os estudantes concluintes de curso superior selecionados para o Enade nos anos de 2004, 2005 e 2006 que não compareceram à prova poderão, agora, regularizar sua situação. Uma portaria de 2 de agosto, publicada no Diário Oficial da União, autoriza estes alunos a participarem da prova referente a 2007, com vistas à emissão de documentação inerente à conclusão do curso de graduação. O desempenho dos participantes extemporâneos, entretanto, não será considerado para cálculo do conceito de seus respectivos cursos.
Os estudantes habilitados, ingressantes e concluintes, no Enade 2004 que não compareceram à prova naquele ano e não regularizaram sua situação serão inscritos automaticamente no exame do mês de novembro. Já os concluintes selecionados em 2005 e 2006 que não participaram deverão ser inscritos pela instituição onde concluíram seu curso superior. As instituições têm o período de 25 de setembro a 4 de outubro para formalizar a inscrição eletrônica desses participantes, que deverão responder as questões de formação geral da prova e ao questionário socioeconômico.
Instituído em 2004, o Enade substitui o Provão e testa os conhecimentos dos concluintes e dos que estão entrando no Ensino Superior. Depois, é calculado o avanço entre um iniciante e um formando. Os critérios de avaliação do exame, realizado sob a coordenação do I-nep, são o Conceito Enade, que leva em consideração o desempenho de alunos que estão entrando no curso em conjunto com os que estão saindo, e o Conceito Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que determina quanto de conhecimento os cursos agregam para os alunos.