Transexual consegue mudança de nome

Jornal O Popular, 07/09/2007

Transexual consegue mudança de nome

Um rapaz de Planaltina que fez cirurgia para mudança de sexo conseguiu na Justiça o direito de alterar seu nome no registro civil. A decisão é do juiz Lucas de Mendonça Lagares, que determinou a expedição de mandado ao cartório de registro civil da cidade para que este proceda à retificação tanto do nome quanto do sexo, que constam da certidão original.

Na ação, em que pedia o direito à retificação do nome, o rapaz contou que desde sua infância, e sobretudo na adolescência, sofreu moralmente em função de sua situação psicológica, vez que “nasceu num biotipo masculino com psiquê feminina”. Disse ainda que começou a perceber tais diferenças desde os quatro anos de idade, comparando-se com seus irmãos, uma vez que preferia brinquedos e amizades próprias de uma menina. Aos 13 anos iniciou relacionamento com um homem de 33 anos, com quem vive desde então.

Segundo o rapaz, o problema com sua sexualidade foi diagnosticado por um psiquiatra aos 15 anos. Inconformado com sua situação, ele decidiu, ano passado, a fazer a cirurgia de transgenitalização, realizado no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG).