Agricultura familiar na Agro Centro-Oeste

Jornal Diário da Manhã, 11/09/2007

Agricultura familiar na Agro Centro-Oeste

Começa hoje e vai até sábado a oitava edição da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais – Agro Centro-Oeste 2007 –, que tem como tema “Semeando Tecnologia, Colhendo Prosperidade”. A solenidade oficial de abertura será amanhã, com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, que contará com a presença do governador Alcides Rodrigues. O Plano Safra vai disponibilizar R$ 12 bilhões por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em Goiás, mais de 45 mil famílias serão beneficiadas com um total de R$ 340 milhões.

O evento é realizado em parceria entre a UFG e entidades. Durante a apresentação do evento à imprensa, a coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Giselle Ottoni, falou da expectativa de público. “Serão mais de 100 caravanas e quase 6.500 participantes de vários municípios goianos”, conclui.

O objetivo da feira, segundo Giselle, é promover a inclusão tecnológica dos agricultores familiares, capacitá-los ao gerenciamento da propriedade e estimular a agroindústria familiar em Goiás e no Distrito Federal. O delegado federal de Desenvolvimento Agrário em Goiás (do MDA), Otacílio Alves Teixeira, anunciou que será firmado amanhã convênio entre o MDA e a Agenciarural visando a liberação de recursos para o programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou as mais de 200 atividades que compõem a programação, entre palestras, cursos, painéis e simpósios, e os mais de 160 expositores de produtos, equipamentos, insumos e serviços agrícolas. “Priorizamos a agricultura familiar, mas os grandes produtores vão encontrar muitos pontos de interesse no encontro.” Para Wanderson Portugal, representante do Sebrae, a participação do pequeno produtor é fundamental para o desenvolvimento e incremento de novos convênios. “O Sebrae atua como parceiro em vários segmentos e a agricultura familiar é um deles. São mais de 3 mil famílias beneficiadas por convênios”, explica.

A feira é realizada na Faculdade de Agronomia da UFG e é aberta ao público das 9h às 21h.