Pré-graduação

Jornal Tribuna do Planalto, 06/09/2007

Pré-graduação

Tramita na Câmara Federal projeto de lei que altera a forma de ingresso nos cursos de nível superior. Pela proposta, o vestibular será substituído por um curso de pré-graduação, no qual o candidato vai estudar, durante um ano, disciplinas básicas do curso de graduação escolhido. O autor da proposta é o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que propõe que o aluno tenha mais certeza na opção de formação profissional.

De acordo com o projeto, as instituições de Ensino Superior deverão oferecer nos cursos de pré-graduação pelo menos o triplo das vagas existentes nos cursos de graduação correspondentes. Os candidatos, no entanto, não estarão livres do processo seletivo, pois as vagas para a pré-graduação serão ocupadas por meio de um processo que aproveite o desempenho dos estudantes no Enem.

Escola Politécnica
O manual da Fuvest 2008, que já está sendo vendido, traz uma novidade para os candidatos ao vestibular de Engenharia da Escola Politécnica da USP. A partir do processo seletivo deste ano, o estudante poderá optar pela modalidade desejada já no ato da inscrição. Até o ano passado esta possibilidade não existia, sendo que a escolha só podia ser feita no final do segundo ano de faculdade. Já para os outros 15 cursos oferecidos pela Poli, a escolha deverá ser realizada no final do primeiro ano de aulas. O kit do vestibular, que custa R$ 9, pode ser adquirido até o dia 12 de setembro nas agências do Santander Banespa.

Ajuda para estudar
Até o dia 28 de setembro, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) recebe inscrições dos interessados em obter cobertura para mensalidades de cursos universitários particulares. Para candidatar-se é preciso preencher a ficha de inscrição no site da Caixa Econômica Federal (www.cef.gov.br), imprimir o protocolo preenchido e entregá-lo na instituição de ensino em que o aluno pretende estudar. Os universitários inscritos e selecionados no programa terão 50% de suas mensalidades financiadas, sendo o benefício retroativo ao segundo semestre deste ano. A divulgação dos resultados do processo seletivo será feita no dia 22 de outubro.