UFG inicia debate sobre adesão ao Reuni

Jornal O Popular, 13/09/2007

UFG inicia debate sobre adesão ao Reuni

Diomício Gomes - 20.8.07

Sandramara: UFG tem até outubro para dar retorno ao MEC

Patrícia Drummond

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nesta semana o cronograma de eventos e ações que realizará até que seja definido, em 28 de setembro, se a instituição irá ou não aderir ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, criado pelo governo federal pelo Decreto 6.096, de 24 de abril. Com base no calendário, dois seminários debaterão o tema no interior: hoje, no câmpus de Catalão, e, no dia 18, no câmpus de Jataí.

Na quinta-feira da próxima semana, dia 20 de setembro, termina o prazo para que as unidades acadêmicas da universidade encaminhem seus estudos prévios sobre propostas de aumento de vagas e criação de novos turnos e cursos. O objetivo é que elas sejam discutidas na próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni), marcada para o dia 21.

“O prazo máximo que temos para dar retorno ao Ministério da Educação (MEC) sobre a nossa adesão ao Reuni é 29 de outubro. Com esse cronograma que elaboramos, julgamos contar com tempo suficiente para as avaliações e debates necessários antes da decisão final”, destaca Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de Graduação da UFG e presidente da comissão indicada pelo Conselho Universitário para tratar do Reuni.

Consenso
Segundo ela, pelas discussões ocorridas até agora na instituição, parece haver consenso de que o programa do governo federal é uma “oportunidade única” para a universidade no que diz respeito a aumento de verbas, contratação de novos docentes e pessoal técnico-administrativo, além da reforma e ampliação da estrutura física.

“Todos percebem a importância da adesão ao Reuni para a UFG. As dúvidas e ressalvas existentes giram em torno da forma como vamos aderir”, diz a pró-reitora, emendando que, nessas discussões, “mesmo as posições divergentes enriquecem e contribuem para a busca de novas alternativas” ao que já foi proposto preliminarmente em relatório pela comissão responsável pelo Reuni/UFG.

O cronograma divulgado nesta semana foi discutido e aprovado em reunião com os diretores das unidades acadêmicas da UFG, realizada no dia 5 de setembro. No dia 20, quando termina o prazo para as unidades enviarem os respectivos estudos prévios referentes à proposta de expansão e reestruturação à comissão, haverá uma reunião com os diretores para relato e discussão sobre os planejamentos das unidades.

Esses planos serão debatidos em reunião do Consuni, no dia 21, e deliberados em sessão plenária, no dia 28 de setembro. O dia 12 de outubro ficou definido como data-limite para as unidades acadêmicas enviarem correspondência à comissão do Consuni, no caso de entrada da UFG no Reuni. Está prevista uma reunião da comissão com os diretores no dia 18 de outubro, para análise do novo relatório a ser proposto. No dia seguinte, 19, o plano será discutido pelo Consuni. Finalmente, em 26 de outubro, o Consuni irá deliberar sobre a proposta final do Reuni/UFG a ser encaminhada ao Ministério da Educação.