Ocupação garantida para profissionais com mais de 40 anos
Jornal Diário da Manhã, 15/09/2007
Ocupação garantida para profissionais com mais de 40 anos
Rodrigo Viana
Da editoria de Economia
A participação de trabalhadores com mais de 40 anos de idade no mercado aumentou de 39% em 2005 para 40,1% em 2006, aumento de 1,1 ponto percentual. O cenário está descrito na pesquisa Pnad divulgada pelo IBGE ontem. A fatia dá um total de 36 milhões de pessoas, quase um milhão a mais que em 2005.
Uma dessas pessoas que está empregada é a atendente de panificadora do Hiper Moreira Maria Cecília Cardoso, 52. Ela afirma que chegou a se aposentar e ficar parada, mas não agüentou e começou no atual emprego há 4 meses. Ela já tinha uma carreira com experiência em vendas e contato com o público. E é exatamente a capacidade que tem para comunicar que ela acha que mais ajuda na atual função. “Além disso, me dá a oportunidade de sair de casa, de conhecer gente nova, enfim, me ocupar”, diz.
O supermercado alega que o processo seletivo não leva em conta a idade dos colaboradores. Quem confirma é a atendente de Recursos Humanos Káryta Luiza do Amaral. Características como a sabedoria de vida e a experiência são determinantes para algumas funções, como atendentes e vendedores.
“Para alguns setores das empresas, como o estratégico e tático, a experiência de vida e de profissão são mais valorizadas quanto mais idade se tem”, confirma a coordenadora do curso de Administração da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela explica que as empresas procuram sempre cortar custos e aumentar produtividade. Para tarefas que exigem mais da vivência, os mais velhos se encaixam melhor.