Janela para a produção universitária

Jornal Tribuna do Planalto, 14/09/2007

Janela para a produção universitária

Hebert Regis


Com uma produção voltada ao experimentalismo e ao descobrimento da arte cinematográfica, estudantes universitários pretendem mostrar durante o 1º Festival Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino Americano, entre os dias 19 e 23 de setembro, a qualidade de obras restritas geralmente às avaliações acadêmicas. Com o tema "Identidade Cultural do Cinema Latino Americano", o festival vai exibir 42 filmes, selecionados na mostra competitiva, e mais 13 na mostra paralela, que podem ser conferidos a partir de quinta-feira, 22.

A solenidade de abertura do Perro Loco será realizada na quarta-feira, 19, no Cine UFG, no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás, com apresentação do grupo Terno de Moçambique e da Banda Pequi. A organização espera que mil pessoas passem pelo evento diariamente. Uma das coordenadoras do evento, Jusceni Rezende, explica que a idéia de montar o festival surgiu da necessidade de mostrar filmes dos estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG). No entanto, quando foram apresentar uma proposta para a Instituição, sugeriram ampliar o raio de atuação do festival, incluindo produções de outras instituições de ensino.

Na opinião da estudante de jornalismo, além de avaliar o cenário da produção audiovisual existente, o festival também pode incentivar e melhorar a qualidade do cinema realizado entre os universitários. O evento recebeu inscrições de 170 produções cinematográficas, de seis países: Argentina, Peru, Cuba, Bolívia, Uruguai e Brasil. Houve um maior número de inscrições do gênero ficção, com 96 obras, seguido dos documentários (58) e das animações (16). Para a organização do evento, o número de inscrições foi uma surpresa dado ao pequeno tempo para a divulgação, feita principalmente pela internet.

A comissão de seleção do festival estabeleceu entre os critérios para as escolhas a inovação da linguagem, tema, qualidade técnica e o tempo máximo de 30 minutos. Foram selecionados quatro filmes goianos para a mostra competitiva. Jusceni Rezende explica que, a partir do momento em que ficou acertada a realização do evento, a comissão organizadora determinou que haveria privilégios de nenhuma natureza. "O júri foi extremamente criterioso", avalia.

Das produções goianas inscritas, foram selecionados quatro documentários. Impej e Guerra e Paz nos Sertões dos Gerais, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Trajetória do Corpo em Luta: Ensaio Fotográfico, da Universidade Católica de Goiás (UCG) e Goiânia: Sinfonia da Metrópole, da Faculdade Cambury. Jusceni Rezende acredita que em Goiás esta modalidade de narrativa cinematográfica encontrou maior espaço de atuação. "As produções de ficção goianas também tinham qualidade, mas não superaram aquelas vindas de outras universidades." Para ela, ainda falta no Estado ainda uma preocupação mais intensa na formação do cineasta, com acontece em outros pólos, a exemplo do eixo Rio-São Paulo, e do Rio Grande do Sul.

O festival Perro Loco também vai ministrar oficinas e mini-cursos sobre temas variados, como, animação, dramaturgia e roteirização, produção audiovisual, entre outros. Todos os cursos totalizaram cerca de 250 inscritos. O público também pode participar de uma palestra com o tema: cinema, política e as histórias ditaduras latino-americanas, e de dois debates intitulados: Identidade cultural e cinema na América Latina e Meios e modos de produção universitária. Atividades culturais serão realizadas durante os quatro dias de evento Perro Loco, como apresentações teatrais, shows de grupos independentes como Testemunha Ocular e De Volta ao Samba, além das bandas de gravadoras goianas Fósforo Records, Monstro Discos e Two Beers.

Festival Perro Loco


* Festival de Cinema Universitário Latino Americano
* Data: Entre 19 e 23 de setembro
* Local: Universidade Federal de Goiás (UFG)
* Informações: www.perroloco.com.br ou

Mostras

* A mostra competitiva - entre os dias 20 e 22, com início sempre às 14h, no Cine UFG.
* A mostra paralela - entre os dias 20 e 22, em duas sessões diárias, às 12 h e às 18h, no Cine UFG e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.
* Entrada Franca