Mostra de conhecimentos
Jornal Tribuna do Planalto, 14/09/2007
Mostra de conhecimentos
Uma bruxa que vira fada, um robô que é acionado pela voz, um ventilador quatro vezes mais potente que o convencional... Estes e outros experimentos foram reunidos na "1ª Mostra do Conhecimento, Cultura e Arte" e "13ª Feira de Ciências", da Secretaria Estadual de Educação. O evento aconteceu no estacionamento do Shopping Flamboyant e trouxe a Goiânia alunos e professores de escolas estaduais de vários municípios do Estado.
Além da exposição de trabalhos, a Mostra contou com apresentações artísticas, laboratórios e diversas oficinas. Entre os projetos desenvolvidos estava o do Colégio Estadual Hermógenes Coelho, de Araçu. Com o título "Vendo o Mundo com Outros Olhos", as alunas trabalharam conceitos de Física Óptica para impressionar o público. Uma das demonstrações mostrou uma das estudantes levitando. O feito, claro, contou com a ajuda de espelhos e do princípio da reflexão.
Já os alunos do Colégio Estadual Manoel Libânio da Silva, de Abadia de Goiás, desenvolveram um ventilador com capacidade quadruplicada. O invento foi criado a partir de um sistema de roldanas e correntes. "Com a mesma energia que é gasta para ligar um ventilador convencional, conseguimos fazer um aparelho com a capacidade quatro vezes mais potente", explicou o estudante Hoffiman Felipe.
Meio ambiente e história
Mas não só as Ciências Exatas tiveram vez na Mostra. Muitos trabalhos trouxeram temáticas sociais para a exposição. O projeto "Viva e Reviva Catalão" remontou à história da estrada de ferro que corta o município. O trabalho é de responsabilidade dos alunos do Colégio Estadual Polivante. Por meio de fotos e de uma reprodução da linha férrea em maquete, os estudantes retrataram a contribuição daquele meio de transporte para o crescimento econômico da região.
Do Colégio Estadual Alcides Jubé, da Cidade de Goiás, veio o conceito de agricultura orgânica. O projeto desenvolvido pelos alunos está prestes a ser colocado em prática na própria escola. Através da hidroponia - técnica de aproveitamento dos nutrientes com consumo mínimo de água - os estudantes produzem alimentos livres de agrotóxicos e, conseqüentemente, muito mais saudáveis.
Astronomia e cinema ambiental
Durante o evento, que teve duração de dois dias, foram promovidas oficinas sobre assuntos diversos. As que mais atraíram os participantes foram as análises dos livros dos vestibulares da UFG, UEG e UCG. Temas como Astronomia, cinema ambiental, sexualidade e saúde vocal também foram abordados. Nos laboratórios instalados no local, os estudantes puderam aprender na prática conceitos de Comunicação Social, por meio de uma estação de rádio, Educação popular e informática educativa.