Cinema Universitário

Jornal O Popular, 19/09/2007

Cinema Universitário
 


O goiano Sinfonia da Metrópole, um dos filmes que serão exibidos no Perro Loco

De hoje a domingo, será realizado na UFG o Perro Loco – Festival de Cinema Universitário
Latino-Americano, com entrada franca

Rute Guedes

A partir de hoje, a Universidade Federal de Goiás respira cinema. Com o início do 1º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano, evento realizado pelos próprios alunos da UFG e que prossegue até domingo, serão exibidos dezenas de filmes de vários países, produzidos por estudantes, além de uma extensa programação paralela de shows e apresentações de teatro e de música. As atividades vão se dividir entre o Câmpus 2 da UFG, ao lado do Conjunto Itatiaia, e o Centro Cultural Goiânia Ouro, no Centro da cidade. Toda a programação tem entrada franca.

A abertura oficial será às 19h30, no Cine UFG, na Faculdade de Letras, com o curta cubano Cinema Arbol. A exibição será seguida de apresentação do grupo de congada Terno de Moçambique e da Banda Pequi. Embora o festival não ser temático, nesta primeira edição o tema Identidade Cultural do Cinema Latino-Americano permeia toda a programação, mas principalmente as palestras e seminários. Segundo um dos organizadores do festival, Vasconcelos Neto, a expectativa é de que cerca de mil pessoas/dia participem do festival. “Apesar de ser um festival universitário, a nossa proposta é atingir a comunidade em geral, já que todo o festival é aberto.”

A idéia de um festival universitário, conta ele, surgiu em janeiro, de uma conversa com colegas sobre o acesso do universitário ao audiovisual. “Em outras universidades, como no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, os festivais universitários contribuem para melhorar a produção audiovisual não só dos estudantes, mas do cinema em geral. E o cinema goiano, apesar da melhora, ainda tem muitas carências”, observa o estudante. Outra questão que ele cita é a identidade brasileira. “Nos chamou a atenção o fato de que o Brasil vira as costas para a sua latinidade, uma coisa muito importante do ponto de vista cultural e econômico. O cinema é uma ótima chance de intercâmbio”, aponta Vasconcelos, acadêmico do 9º período de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG (Facomb).

Orçado em R$ 200 mil, o festival é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, com apoio do Sebrae-GO e da Secretaria Municipal de Cultura. A coordenadoria-geral do evento é de Wilmar Ferraz.

Programação
A mostra competitiva, com 42 títulos ao todo, começa amanhã e vai até sábado, no Cine UFG, a partir das 14 horas. Filmes de países latinos como Argentina, Cuba, México, Venezuela, além do Brasil, serão exibidos em mostra paralela. A mostra latina vai ter duas sessões diárias de amanhã a sábado: às 12 horas, no Cine UFG, e às 18 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Soraya Viana, Luis Sérgio Duarte da Silva, Paulo Caetano, Dustan Oeven, Eládio Garcia de Sá Teles, Daniel Cristino e Leandro Mendez Rocha participam do júri da mostra competitiva. Completam o júri o cineasta gaúcho Otto Guerra e Fabian Nuñez, curador do Festival CineSul.

Outro atrativo do Perro Loco é a oferta de oficinas e debates. As oficinas já estão com as inscrições encerradas, mas os interessados podem esperar por alguma desistência (informações no Escritório Perro Loco, na Facomb, sala 25, telefone 3521-1514). Os minicursos, que serão realizados pela manhã, são: Estética do Negro no Cinema Brasileiro, O Cinema e a Representação da Luta dos Trabalhadores e Efeitos do Cinema de Arte no Tempo Recente.

O evento promove a realização de uma palestra e dois debates, que não exigem inscrição prévia, sempre a partir das 8 horas, no Cine UFG. Vão ser contemplados os temas Cinema e Política: Reeelaboração dos Passados Traumáticos das Ditaduras Latino-Americanas, amanhã; e Identidade Cultural e Cinema na América Latina, na sexta-feira. Meios e Modos de Produção Universitária será o tema de debate no sábado. A programação do festival inclui ainda shows e apresentações de teatro, a maioria com estudantes. “A gente queria agregar outras atividades culturais além do cinema, e também promover o intercâmbio com os cursos da Faculdade de Artes Visuais, um trabalho que muita gente ainda não conhece”, explica Vasconcelos Neto.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Filmes
¤ Mostra Competitiva: de amanhã a sábado, sempre às 14 horas
¤ Local: Cine UFG

¤ Mostra Paralela: de amanhã a sábado; sessões às 12 horas, no Cine UFG, e às 19 horas, no Cine UFG e no Goiânia Ouro (Rua 3, esquina com Rua 9, Centro)

Palestra
¤ Cinema e Política: Reelaboração do Passado Traumático das Ditaduras Latino-Americanas
Amanhã, às 8 horas

¤ Ministrante: Adriano Correia
¤ Local: Cine UFG (Faculdade de Letras, Câmpus 2)

Debates
¤ Identidade Cultural e Cinema na América Latina
¤ Sexta, às 8 horas

¤ Debatedores: Martina Rupp, Fabian Nunez, Eugênio Rezende de Carvalho
¤ Mediador: Wilmar Ferraz
¤ Local: Cine UFG

¤ Meios e Modos de Produção Universitária
¤ Sábado, às 8 horas

¤ Debatedores: John Jairo Narvaez, Márcio Pizarro, Nilton José dos Reis Rocha
¤ Mediador: Eládio Gárcia de Sá Teles
¤ Local: Cine UFG

Apresentações culturais
¤ De amanhã a sábado, às 18 horas, no Palco Macondo (Câmpus 2, UFG)
¤  Rock Macondo: Câmpus 2,
¤ Palco Macondo. A partir das 21h30, de hoje a sábado e a partir das 19h30 no domingo

¤ Serviço: Festival Perro Lovo de Cinema Universitário Latino-Americano
¤ Informações: Escritório Perro Loco (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG, sala 25, telefone 3521-1515) ou no site www.perroloco.com.br