Mostra latino-americana
Jornal Diário da Manhã, 19/09/2007
Mostra latino-americana
De hoje a domingo, Goiânia se torna a capital do cinema latino-americano. É que a UFG realiza a primeira edição do Perro Loco – Festival Universitário de Cinema Latino-americano. A expectativa é de que cerca de 1.000 pessoas participem diariamente da programação. A solenidade de abertura ocorre às 19h30 no Cine UFG, com a apresentação do grupo de congada Terno de Moçambique e da Banda Pequi. O Perro Loco é idealizado e realizado por estudantes da UFG, e será custeado pela própria instituição, com apoio e patrocínio de outras entidades.
A mostra competitiva ocorre de quinta-feira a sábado, com início sempre às 14 horas, no Cine UFG, localizado no Campus II. Serão exibidas, ao todo, 42 obras cinematográficas, entre ficção e documentário. A mostra paralela exibe filmes da Argentina, Cuba, México, Venezuela e Brasil, a partir das 18 horas, no Cine UFG e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. A entrada é franca.
Faz parte do júri nomes do audiovisual goiano: Soraya Viana, Luis Sérgio Duarte da Silva, Paulo Caetano, Dustan Oeven, Eládio Garcia de Sá Teles, Daniel Christino e Leandro Mendez Rocha. Compõem ainda o corpo de jurados o animador Otto Guerra, um dos principais nomes do cinema de animação no Brasil, e Fabian Nuñez, curador do Festival CineSul.
Oficinas
Além dos filmes, serão ministradas oficinas e minicursos, como Fundamentos do desenho e da cor, com Paola Nuñes Torres; Dramaturgia e Roteirização: o corpo, a criação e a escrita, com Octávio Basso e Guilherme Nunes; e Estética do negro no cinema brasileiro, com Grupo Canbenas.
A programação cultural inclui apresentações teatrais de estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (Emac) e ainda shows de grupos independentes, como Testemunha Ocular, Mama Cadela, Boca de Ema, Orquestra de Violeiros e De Volta ao Samba.