Mostra paralela de festival em 2 sessões

Jornal Diário da Manhã, 20/09/2007

Mostra paralela de festival em 2 sessões

Dentre a programação do Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-americano – está a mostra paralela de filmes convidados e que não concorrem a nenhuma categoria. São produções do Brasil, México, Argentina, Cuba e Venezuela, que serão exibidas em duas sessões diárias: às 12h, no Cine UFG, e às 18h, no Cine UFG e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. A entrada é gratuita. O Perro Loco se realiza até o próximo dia 23.

Os hermanos da Argentina trouxeram três filmes: Cartoneros, de Ernesto Livon-Grosman e Angélica Allende Brisk, documentário dedicado a seguir o desenvolvimento da atividade dos catadores de papel de Buenos Aires; Pulqui un Instante em la Pátria de la Felicidad, de Alejandro Fernández Mouján, documentário sobre a aventura de um pintor e um maquinista de teatro que fazem a réplica do primeiro avião construído na Argentina; e Fotografias, de Andrés Di Tella, que conta a história de um garoto que investiga a vida da mãe por meio de uma caixa de fotografias deixada por seu pai e, nessa viagem ao passado, conhece sua verdadeira história.

O filme mexicano Super- amigos, do diretor Arturo Pérez Torres, trata da luta de cinco super-heróis contra a corrupção, a homofobia e a poluição. Os heróis mascarados levam o nome de Super Barrio, Super Gay, Super Ecologista, Super Animal e Fray Tormenta.

Cuba apresenta Cinema Arbol, de Jhon Narvaez Escudero, que conta a história de um garoto, Efraim, que economiza todo seu dinheiro para pagar a entrada do único teatro do povoado onde mora. A produção venezuelana La Revolución no Será Televisada, com direção de Kim Bartley e Donnacha O Brian, é um documentário que traça os últimos sete meses a caminho do golpe militar dado em Hugo Chávez.

A mostra vai contar ainda com sete produções nacionais, dentre elas, três foram realizadas por alunos da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG: Além dos Outdoors, de Caio Salgado e Paulo Henrique dos Santos; Vox Populi: Reconhecimento da Sabedoria Popular, de Renato Cirino e Renato Rodrigues; e Póstumo, de Wertem Nunes e Mariana Guimarães. Entre as produções nacionais estão Tabuleiro de Cana: Xadrez de Cativeiro, de Thales Gomes, Lílian Nunes e Carlos Lima; e Mágoa de um Vaqueiro, de Dustan Oeven e Moisés Cabral.

Hoje também tem a palestra “Cinema e Política”, com o professor Adriano Correia, da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), às 8 horas.