Centro será revitalizado

Jornal Diário da Manhã, 21/09/2007

Centro será revitalizado

Thatiane Rocha Abreu
Da editoria de Cidades

A revitalização do Centro é a próxima obra a ser realizada pela Prefeitura de Goiânia. Essa foi a principal pauta tratada em uma reunião do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, com secretáros e empresários, realizada ontem pela manhã na sede da Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg). O objetivo da reunião foi atender reivindicações dos empresários e representantes de várias entidades goianienses.

O encontro foi organizado por iniciativa da Acieg, para possibilitar à prefeitura uma visão exata do que a classe dos empresários pensa. Para o secretário de Planejamento, Francisco Vale Júnior, essa categoria é a que está mais atenta à realidade da cidade. “Receber essas informações dos empresários é como beber água da fonte”, avaliou.

Com cerca de dez minutos e de forma objetiva, cada empresário sentava-se à mesa com o prefeito e já saía com a resposta para a sua solicitação. Dentre os muito pedidos, uma pauta que terá o apoio da prefeitura será a revitalização do Centro, cujo objetivo é chamar os empresários a voltarem a investir na região e trazer a população de volta, já que o alto índice de violência e poluição afastou o interesse dos moradores de residirem no Centro de Goiânia.

Outra pauta discutida, e que teve uma segunda reunião marcada com a prefeitura, foi sobre a implantação de um condomínio digital na cidade, para transformar a Capital em um centro de referência em tecnologia e informática, além da implantação de um parque de tecnologia na Universidade Federal de Goiás (UFG), que se localizará no Campus Samambaia. O empresário Rodrigo Fernandes informou ainda que hoje Goiânia é a nona cidade no ranking de empresas que desenvolvem softwares e com a criação desse condomínio serão gerados dez mil empregos.

Além de prospostas da classe empresarial, estiveram presentes representantes da Associação das Donas de Casa, de associações de bairros, do setor de turismo e da educação.

Para o presidente da Acieg, Pedro Bittar, dos assuntos tratados durante a manhã, cerca de 90% deles foram solucionados. Ele sugere que esse tipo de encontro seja realizado com mais freqüência, por funcionar como uma ponte entre empresários e a população com a Prefeitura de Goiânia. Sugeriu também que seria importante a presença de representantes do Estado. “Nós não tivemos nenhuma reunião a portas fechadas; todos podiam ter acesso às informações que discutimos aqui.”

Ao término da reunião, o prefeito fez um balanço positivo e viu nesse encontro um resultado mais produtivo do que o do realizado no ano passado. Iris prometeu trabalhar na revitalização do Centro e garantiu que já está sendo organizado um mutirão para dar início às obras na região e também a construção de uma passarela da moda, além da reforma na Rua 8, que é a Rua do Lazer. “Com essa reunião, celebramos um momento rico para a Prefeitura de Goiânia e o resultado positivo na parceria com a Acieg”, disse Iris.