Cinema no Câmpus
Jornal O Popular, 22/09/2007
Cinema no Câmpus
Até amanhã, o Perro Louco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano movimenta a UFG
Wildes Ferreira
Wilmar Ferraz e Vasconcelos Neto (à esquerda): entusiasmo com a recepção do público
Rute Guedes
O fim de semana é de cinema no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás. Debates, oficinas, shows, apresentações de teatro e, claro, mostra de filmes, estão na programação do Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano, que começou na quarta-feira e prossegue até amanhã. Todas as atividades são gratuitas e têm atraído cerca de mil pessoas por dia ao local, segundo um dos idealizadores do festival, o estudante Vasconcelos Neto, acadêmico de jornalismo.
“A participação do público está superando as nossas expectativas. AS sessões têm sido lotadas, principalmente as mostras competitivas. São cerca de três horas de filme e o Cine UFG permanece lotado quase todo o tempo. Tem gente que fica o dia todo e espera os shows da noite”, comemora Vasconcelos.
Ele observa a integração de estudantes de vários cursos no evento e a abrangência do cinema. “Embora a gente não tenha um curso de cinema específico, o cinema permeia vários cursos, sendo temas de discussões em várias áreas, como lingüística, artes visuais, teatro, história e comunicação. Ou seja, isto tudo está reunido aqui. Fora aquelas pessoas que são entusiastas, cinéfilos mesmo sem estudar nenhuma área afim”, aponta Vasconcelos.
Wilmar Ferraz, coordenador-geral do Perro Loco, documentarista, funcionário da UFG e com experiência de produção em várias edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica), elogia a iniciativa dos estudantes que tiveram a idéia de criar o festival. “O projeto é dos alunos e a as pró-reitorias de extensão e cultura, administração e finanças e de assuntos comunitários da UFG abraçaram o projeto de uma forma muito bonita. Várias faculdades da UFG se integraram apoiando o festival, seja com passagem, hospedagem, infra-estrutura. É um trabalho conjunto que inaugura uma postura de união”, afirma, acrescentando ainda o apoio do Sebrae-GO e da Secretaria Municipal de Cultura. O cinema da UFG foi construído em parceria com a Agência Goiana de Cultura.
Durante a manhã de ontem foi realizado o debate Identidade Cultural e Cinema na América Latina, cuja mesa foi composta por Martina Rupp, Fabian Nunez e Eugênio Rezende de Carvalho. Hoje é a vez do último debate do festival: Meios e Modos de Produção Universitária, que começa às 9 horas. Em seguida, ao meio-dia, tem início a mostra paralela, com reprise às 19 horas. A partir das 14 horas começa a mostra competitiva, com exibição de vídeos de vários países. Amanhã, às 14 horas, será realizada a cerimônia de premiação. A partir das 15 horas os filmes vencedores serão exibidos. À noite tem início a programação de shows de bandas de rock independente no palco Rock Macondo.
Reflexão
Além das mostras de filmes, outro destaque do festival é a realização de oficinas e minicursos, que atraem os alunos como uma forma de contato com a realização profissional e também como um espaço de reflexão. É o caso do estudante Luiz Filipe Barcelos, que cursa jornalismo. Ele está participando da oficina de produção audiovisual com mídias portáteis. “Tenho interesse nesta área de novas tecnologias. Uma oficina como esta é importante porque nem sempre a universidade consegue acompanhar completamente este setor, que muda muito rápido”, explica o acadêmico.
Estudante de biologia, Bruno Mendonça foi atraído pelo Perro Loco graças à inclusão de shows de rock na programação. “Eu fui a um show ontem [quinta-feira] à noite e agora estou sabendo que tem também exibição de filmes. Quero assistir a alguma coisa. Este festival está sendo legal para uma primeira edição. Tomara que ele possa evoluir e ficar tão importante como o Fica”, compara o futuro biólogo.
Luciana Veiga, vestibulanda, gosta de cinema e ficou sabendo do festival graças a uma amiga universitária. “Vou prestar vestibular para o curso de Letras e quero participar dos debates. Tem uma professora de redação que fala que analisar filmes é comum no curso e já quero me acostumar com isso; quer dizer, se eu passar”, diz Luciana.
EVENTO
Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano
Local: Câmpus 2 da UFG e Cine Goiânia Ouro
(confira a sessão na página 5)
Data: até amanhã
Informações: 3521-1514 ou www.perrolouco.com.br