Saudação à primavera
Jornal O Popular, 26/09/2007
Saudação à primavera
Será aberta hoje, em Pirenópolis, a exposição Pinturas, Textos e Poemas, com trabalhos de Sérgio Manso, Lisa Valéria e Ricardo Rodrigues
Telas de Sérgio Manso, que usa técnica aguada (aquarela e nanquim) sobre papel para explorar cenas, flores e paisagens de natureza lírica
Valbene Bezerra
Amigos de longa data, Sérgio Manso, Lisa Valéria e Ricardo Rodrigues há muito planejavam fazer um projeto conjunto, que reunisse artes, música e poesia. Esse dia chegou. Hoje, a partir das 20 horas, o grupo promove um sarau no Le Bistrô, em Pirenópolis, para marcar a abertura da exposição de trabalhos inéditos de Sérgio. Eles também festejam a chegada da primavera e o primeiro dia da lua cheia de setembro. “Nossa idéia é unir sentimentos de uma forma bem amigável”, afirmam Lisa e Ricardo. Outro convidado do grupo é o cantor César Canedo, que vai interpretar MPB. “Nosso encontro não será nada formal”, avisa Lisa.
Enquanto Lisa Valéria e Ricardo Rodrigues apresentam textos impressos em papel colorido, encadernados no formato de cardápios, Sérgio Manso expõe pinturas sobre papel e aquarelas retratando paisagens, cenas da região da Serra dos Pireneus e do Cerrado, em formas estilizadas. Sérgio investe nas imagens figurativas, nas cores fortes, contrastantes e pinceladas intensas. Com a nova fase pictórica, deixa para trás a linguagem abstrata que durante muito tempo tornou sua obra inconfundível.
Nos versos, Ricardo e Lisa fazem referências às obras do amigo, à estação das flores e ao clima festivo do Canto da Primavera, festival aberto ontem à noite e que prossegue até domingo.
“É um trabalho inspirado na natureza”, reafirma o artista, que, depois de muitos anos mergulhado no abstracionismo, retorna ao paisagismo figurativo, com muito mais conteúdo, segundo ele. Aos 39 anos, 20 deles dedicados à pintura, Sérgio pinta diariamente. Recentemente, ele realizou individuais em Campinas (SP) e na Biblioteca da UFG.
EXPOSIÇÃO:
¤ Pinturas, Textos e Poemas Vernissage: Hoje, às 20 horas
¤ Local: Restaurante Le Bistrô — Centro Histórico, Pirenópolis
¤ Entrada: Franca