Centro de pesquisa da UFSCar desenvolve jogo para ensino de Química com acesso gratuito pela Internet
Portal Andifes, 26/09/2007
Centro de pesquisa da UFSCar desenvolve jogo para ensino de Química com acesso gratuito pela Internet
Versão educativa do milenar Sudoku, o jogo estimula o raciocínio e aprendizado da Química por meio de símbolos da tabela periódica
O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), que reúne pesquisadores da UFSCar, Unesp e USP, desenvolveu uma versão educativa do jogo Sudoku, voltada ao ensino de Química. O Projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Aptor Software, de São Carlos, e o jogo pode ser acessado gratuitamente pela Internet.
O Sudoku é um jogo de lógica de origem japonesa e consiste na organização de algarismos de 0 a 9 em linhas e colunas sem que haja repetições de elementos. A versão educativa do jogo do CMDMC, chamada Chemical Sudoku, utiliza os elementos químicos no lugar dos números. Com isso, os estudantes, principalmente os de Ensino Médio, podem estudar de forma diferente uma parte importante da Química: a tabela periódica e suas propriedades.
A regra é simples, basta inserir os elementos nas linhas e colunas sem que se repitam. Porém, para que isso aconteça, o raciocínio envolvido é significativo. No Chemical Sudoku do CMDMC os elementos a serem ordenados não são algarismos, e sim a simbologia química.
O novo jogo possui um ranking de pontuação, que é outro fator atrativo. 'São vários jogos diferentes do Chemical Sudoku e o ranking é constituído da soma das melhores pontuações do jogador, motivando-o a jogar diferentes Sudokus, manipulando diversas simbologias químicas', explica Thiago Jabur, doutorando em Ciência da Computação e gerente da empresa que desenvolveu o programa. Jabur ressalta também o crescimento do setor de jogos educativos na Internet e as possibilidades abertas por esse veículo na interação com o público. 'O jogo foi desenvolvido com muita interatividade como, por exemplo, ao se selecionar o elemento desejado pode-se ouvir a pronúncia e ver a grafia do nome do elemento químico em português', explica.
O Professor Elson Longo, diretor do CMDMC, explica que a idéia surgiu na tentativa de incrementar a página do Centro na Internet. Além disso, seria uma extensão das atividades educativas já deselvolvidas com escolas do Ensino Médio e Fundamental da região. 'O jogo é um complemento de atividades que já conduzimos em escolas, como a III Olimpíada de Matemática, Química e Física que movimentou mais de 10 mil alunos. Com auxílio de novos recursos de multimídia e tecnologia da informação esperamos abranger com o Chemical Sudoku, a partir da Internet, alunos de todo o País', comenta o professor.
Os participantes do projeto destacam que em duas semanas de funcionamento, sem ações efetivas de divulgação, a média atinge 80 acessos por dia. Segundo as estatísticas do software, o programa conta com 100 escolas participantes, de diversas localidades do Brasil, como Natal, Sergipe, Curitiba, e até alguns acessos internacionais, como na Argentina. As próximas etapas visam uma divulgação mais abrangente do jogo em escolas de todo o País e também a divulgação internacional.
O Chemical Sudoku é uma opção de divertimento educativo e pode ser acessado gratuitamente por intermédio do site do CMDMC, em www.cmdmc.com.br/sudoku.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSCar)