Primeiro passo
Jornal O Popular, 29/09/2007
Primeiro passo
Jurados do 23º Prêmio Jaime Câmara de Propaganda decidem a primeira prévia para selecionar as melhores peças publicitárias do ano
Rodrigo Alves
A 1ª Prévia Classificatória de seleção de peças e campanhas publicitárias para a 23ª edição do Prêmio Jaime Câmara de Propaganda foi realizada no início da semana na sede da Organização Jaime Câmara (OJC). Já foram definidos os nomes dos primeiros finalistas do ano (veja quadro). Os trabalhos foram veiculados de 1º de janeiro a 31 de julho nos veículos da OJC, entre eles os jornais O POPULAR e Daqui, TV Anhanguera e emissoras de rádio. As categorias são vendas, varejo, governo, institucional e campanha. Um júri formado por publicitários atuantes fora do mercado goianiense, professoras universitárias e uma assinante do POPULAR avaliou 340 peças inscritas.
Neste ano uma novidade marcou a história do prêmio. Dez universitários, acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG), acompanharam a etapa da seleção. “Eles vão presenciar e ter acesso a todas informações, apesar de não votarem ativamente”, explicou o coordenador geral do prêmio, Luiz Cláudio de Araújo, gerente do Departamento de Marketing e Projetos Especiais da OJC. “É um passo para que se crie laço entre a academia e o prêmio. Os futuros profissionais poderão ver o que o mercado considera como boa propaganda”, completa.
Representante do Sindicato de Agências em Goiânia, Raul Seabra Júnior elogiou a iniciativa. “Foi um diferencial. Eles são os criativos que no futuro próximo alimentarão nosso mercado”, comentou. Os universitários participantes se empolgaram. “É importante este espaço que abriram para nós, porque aqui temos acesso a uma grande amostra do que é produzido”, salientou a universitária Mairá Pires. “Além do que, temos contato direto com o mercado. Estão aqui alguns dos melhores profissionais”, completou o colega Guilherme Braz.
Júri
Para compor o júri desta prévia, vieram de Brasília os publicitários Carlos José de Souza, da agência Giovanni; Paulo Bertoni, da Agnelo Pacheco; Fábio Ludwing, da Master Publicidade, e Thayse Arruda, da Sette Graal e Nossa Agência. “A qualidade aumentou muito. Há peças bem elaboradas e inteligentes, especialmente na categoria varejo”, destacou Bertoni. De Goiânia, foram destacadas as professoras Thalita Fróes, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UFG, e Leda Guimarães, da Faculdade de Artes Visuais da UFG.
A assinante do POPULAR Desirée Batista Pereira completou o grupo dos votantes. Sem direito a voto, Luiz Cláudio de Araújo e Raul Seabra Júnior também compuseram a mesa. “Estamos vendo clientes de pequeno e médio porte com acesso à estrutura de qualidade de empresas de grande porte”, avaliou Raul. “O prêmio tem o mérito de checar, legitimar e crivar essa boa produção local”, elogiou.
As cinco propagandas melhor avaliadas em cada categoria de cada um dos meios concorrerão à final do prêmio, em março de 2008. Elas se juntarão às peças selecionadas na 2ª prévia, marcada para 18 de fevereiro. As inscrições estarão abertas durante janeiro e deverão ser feitas pelas próprias agências no Departamento de Marketing da OJC (informações e regulamento disponíveis no site do POPULAR – www.opopular.com.br). Poderão concorrer peças veiculadas entre 1º de agosto e 31 de dezembro.