Violinista alemão se apresenta no Sesc

Jornal Diário da Manhã, 03/10/2007

Violinista alemão se apresenta no Sesc

A apresentação de hoje do projeto Concertos na Cidade, que ocorre no Sesc Cidadania, às 20h30, traz o violinista alemão Albrecht Breuninger e a pianista goianiense Ana Flávia Frazão. Os concertos acontecem mensalmente, sempre às quartas-feiras e, este mês, incluem Goiânia no circuito internacional.

No programa do duo estão canções como Seis Variações sobre o Andantino Hélas, J’ai Perdu Mom Amant, de W.A.Mozart; Sonata para Violino e Piano op. 45 em Dó Menor, de E. Grieg; Sonata nº 3 Ballade, para violino solo, de E.Ysaye; e Tzigane, para violino e piano, de M.Ravel.

Breuninger é considerado um dos maiores violinistas da atualidade, profundo conhecedor do instrumento. Ele tem agregados ao seu currículo inúmeros prêmios internacionais e gravações em CD com selos reconhecidos internacionalmente. Depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth, na Bélgica, em 1997, Albrecht Breuninger tornou-se o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a sua primeira edição, em 1953. No mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor composição para o seu Quarteto de Cordas nº 1 nos “Concertos de Verão de Brandemburgo”. Esses prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista, onde se destacam os concursos em Brescia (Itália, 1984), Belgrado (Iugoslávia, 1986), Praga (República Tcheca, 1992), Berlim e Montreal (Canadá, 1995). Breuninger estudou de 1981 a 1988 com Josef Rissin na Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde se formou com nota máxima. Continuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas, como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis. Apresentou-se como solista e camerista em vários festivais, como no Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros. Em 1997, gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a rádio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e, em 2001, para a rádio de Colônia, as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os quatro concertos para violino de Karol Lipinsky e obra completa de George Enescu. Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo de 1998 a 2002 e atualmente é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe.

A pianista Ana Flávia Frazão é natural de Goiânia. Viveu na Alemanha entre 1994 e 2002, onde cursou, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Mestrado e Doutorado em Piano e Música de Câmera na classe dos professores W. Genuit e M. Uhde. Em 2001 obteve o 1º lugar na Série de Concertos da Sala Barroca, em Kyoto, Japão, com o Trio Augarten. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Tem realizado um intenso trabalho camerístico e se apresentado com diferentes músicos de renome.