UFG quer garantir debate
Jornal O Popular, 06/10/2007
UFG quer garantir debate
A Universidade Federal de Goiás (UFG) está estudando os mecanismos administrativos disponíveis para serem utilizados visando assegurar a realização da reunião do Conselho Universitário (Consuni) que vai decidir sobre a adesão ou não da instituição ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni), proposto pelo governo federal. Em duas ocasiões, a reunião do conselho foi suspensa em razão de protestos de estudantes contrários à adesão ao programa.
De acordo com o reitor da universidade, Edward Madureira, o estudo está sendo feito pela assessoria jurídica da instituição. O reitor diz não ter dúvidas de que a decisão é pela adesão ao Reuni. A reunião seria para aprovar o projeto de reestruturação e expansão que será levado ao Ministério da Educação (MEC). O prazo para apresentação termina em 29 de outubro. Por isso, o reitor garante que a reunião será realizada antes dessa data.
Lançado em julho, por meio de decreto, o Reuni tem como objetivo dobrar o número de vagas oferecidas nas instituições federais de ensino superior e aumentar a taxa de conclusão dos cursos de graduação. Se implantado na UFG, cerca de 10 mil novas vagas devem ser criadas e a instituição receber mais recursos. (Carla de Oliveira)