Manifestações de estudantes impedem novamente reunião de conselho da UFG
Jornal O Popular, 05/10/2007
Manifestações de estudantes impedem novamente reunião de conselho da UFG
Na tarde de ontem, cerca de 300 universitários da Universidade Federal de Goiás fizeram uma manifestação no momento em que aconteceria a reunião do Conselho Universitário que iria ocorrer a votação da adesão do governo federal. De acordo com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, esse é o segundo movimento feito por um grupo de alunos que discutem as razões do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O fato aconteceu no prédio da reitoria.
Segundo ele, o Reuni visa avaliar e ampliar o número de vagas na UFG, com novos cursos e novas vagas para os cursos existentes, além de alternativas, como o mesmo curso em vários períodos. Ao total no projeto são cerca de 40 novos cursos, o que representa média de 3 mil vagas e mais de 10 mil novos alunos na instituição.
Ele explica que esse projeto prevê recursos para o custeio da faculdade com estrutura física, quadro de professores e outras despesas que fazem parte no orçamento da universidade. Para o ano que vem já estão no orçamento parte dos recursos que o governo federal irá liberar. Para o ano de 2008, R$ 60 mi devem chegar aos cofres da UFG.
Esse valor, segundo Edward, será revertido apenas em edificações, equipamentos, além disso a universidade receberá R$ 50 milhões que permitirá a contratação de mais de 400 professores e mais de 300 técnicos administrativos. A reunião que iria acontecer foi cancelada e não há dada para uma nova.