Fórum discute os impactos da cana-de-açúcar em solo goiano
Jornal Diário da Manhã, 06/10/2007
Fórum discute os impactos da cana-de-açúcar em solo goiano
Com o tema “Os impactos econômicos, sociais e ambientais no cultivo da cana-de-açúcar em território goiano”, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Goiás realizou ontem o 2º Fórum de Ciência e Tecnologia do Cerrado. O evento, realizado no auditório do ICB I – Campus II da UFG –, fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja temática deste ano é “Terra”.
Secretário regional da entidade, professor Reginaldo Nassar informou que o tema foi escolhido porque os riscos do aquecimento global colocaram a produção de etanol no centro do debate mundial e a demanda pelo biocombustível deve aumentar em larga escala nos próximos anos. Segundo Reginaldo, isso é motivo de grande preocupação que vai desde a geo-política internacional até os povos do Cerrado, do cidadão goiano que pode sofrer grande impacto social.
Professora e pesquisadora Selma Simões, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa) da UFG, comentou que o sistema sucroalcooleiro apresenta notável processo de expansão em Goiás, em especial, desde 2005, quando de menos de 20 usinas saltou para 34 em 2006 e, atualmente, para 74 confirmadas.