Seis vezes teatro
Jornal O Popular, 11/10/2007
Seis vezes teatro
Será lançada hoje, no Goiânia Ouro, a programação do 6º Goiânia em Cena, que começa dia 21 e fará homenagem a sete personalidades
Zé Paulo Cardeal
Ingrid Guimarães, uma das personalidades homenageadas
Valbene Bezerra
A Secretaria Municipal de Cultura faz hoje, às 9 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, o lançamento da programação do Festival Internacional de Artes Cênicas 2007 – Goiânia em Cena. O evento, que este ano aborda o tema Tradição e Ruptura na Cena Contemporânea, começa dia 21 e prossegue até 3 de novembro.
As atrações das mostras nacional e local vão ocupar o Teatro Goiânia, o Goiânia Ouro e o Centro Cultural Martim Cererê. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, com coordenação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG).
Sete personalidades goianas – como a atriz Ingrid Guimarães (Rede Globo), Marcos Fayad (Cia. Teatral Martim Cererê) e Hugo Zorzetti (Grupo Exercício) – serão homenageadas com o Troféu Goiânia em Cena. O diretor e coreógrafo Henrique Rodovalho, da Quasar Cia. de Dança, a professora Delmari Rossi, diretora do Mvsika! Centro de Estudos, Maneco Maracá, do Circo Laheto, e o cenógrafo Shell Jr, também serão agraciados.
Outro homenageado, o ator Oswaldo Loureiro, não poderá vir a Goiânia por recomendação médica. Segundo a coordenadora do festival, professora Glacy Antunes, ele vai receber o troféu em sua casa no Rio de Janeiro.
Dezoito espetáculos, 10 cursos de teatro, dança e circo, o Cirk Bolshoi, apresentações musicais, mostra de cinema e mercado de produção cênica movimentam a programação do festival, que chega à sexta edição. “A programação está mais dinâmica e com uma abrangência bem maior”, explica a coordenadora.
Entre os dez espetáculos convidados, estão Pinocchio, do grupo Giramundo Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte, que vai abrir oficialmente o programa no dia 22, no Teatro Goiânia, e A Pedra do Reino, do Grupo de Teatro Macunaíma, do Sesc de São Paulo, que fará duas apresentações, dias 29 e 30. De Buenos Aires, vem a atração Amoratado – Uma História de Amor, da Harapo Teatro de Títeres. Os outros grupos de teatro e dança vêm do Rio, São Paulo, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. O encerramento ficará por conta da Quasar, com a coreografia Uma História Invisível.