Estudantes tiram dúvidas sobre Enem e ProUni em central de atendimento do MEC

O Globo Online, 09/10/2007

Estudantes tiram dúvidas sobre Enem e ProUni em central de atendimento do MEC

RIO - Quais os assuntos que mais geram dúvidas ou interesse nos estudantes hoje no Brasil? De acordo com o "Fala, Brasil", Central Atendimento ao Cidadão do Ministério da Educação (MEC), que de janeiro a agosto de 2007 recebeu cerca de 4,3 milhões de chamadas telefônicas, os principais temas abordados foram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 45,80% das ligações atendidas, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), com 18,19%. Outro assunto que gerou grande número de chamadas foi o Bolsa Família, com 6,09%. Os demais programas do MEC correspondem, juntos, a 26,24%.

A central atende às solicitações, registra as sugestões, denúncias e reclamações e esclarece dúvidas exclusivamente da área educacional. Segundo o MEC, 99% dos assuntos tratados nas ligações são respondidos na hora. As respostas não disponíveis no momento da ligação, porque exigem pesquisa, são cadastradas e enviadas, via correio, ao solicitante. Em doze anos de funcinamento, o "Fala, Brasil" recebeu 65.795.650 ligações.

De acordo com o ministério, a maioria dos que procuram o serviço são estudantes (74,11%). Há ainda 5,19% de professores e diretores de escolas, e 4,62% de profissionais do lar. O restante desse universo, 16,08%, é composto por profissionais liberais, servidores públicos, parlamentares, empregados dos setores do comércio e da indústria e desempregados. A região do Brasil que mais solicitou informações sobre Educação foi a Sudeste (64,51% das ligações), seguida da Região Nordeste, com 18,18%. O estado campeão de ligações é São Paulo (29,63%), seguido pelos estados de Minas Gerais (21,17%), Rio de Janeiro (12,38%), Bahia (6,21%) e Pernambuco (3,44%).

Plantão especial para o Enem e o Enade

Já há alguns anos, a central faz plantões durante os fins de semana em que acontecem as provas do Enade e do Enem, para esclarecer as últimas dúvidas dos estudantes. Em agosto deste ano, mês da prova do Enem, foi o mês em que o serviço recebeu mais chamadas (1.253.135).

O "Fala, Brasil" conta com 84 operadores e funciona durante 24 horas, todos os dias da semana, sendo que, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h o atendimento é humano e automatizado e, nos demais dias e horários, apenas automatizado.

Serviço

O atendimento é oferecido pelo 0800-616161, e-mail: falabr@mec.gov.br e cartas: Ministério da Educação - Esplanada dos Ministério, Bl. L - Gabinete do Ministro, Cep. 70047-0900 - Brasília -DF.