Manejo inadequado dos animais

Jornal Diário da Manhã, 16/10/2007

Manejo inadequado dos animais

Segundo a médica-veterinária doutora em Clínica Médica Animal e professora da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rosângela de Oliveira Alves, os cães da raça pit bull têm temperamento forte, mas a principal causa de acidentes é o manejo inadequado dos proprietários dos animais. Para ela, toda pessoa que adquire um cachorro deve saber antecipadamente todas as suas caractéristicas. “O pit bull é um cão extremamente ativo, muito forte, e que precisa de socialização”, explica.
A veterinária ressalta que o pit bull precisa de cuidados maiores por parte dos donos, que muitas vezes criam o animal em espaço pequeno e o submetem a uma alimentação inadequada. Ela não concorda com as iniciativas que tentam proibir a criação da raça e defende maior instrução por parte dos criadores. “O médico-veterinário é muito pouco procurado pelas pessoas que querem adquirir um cão. Com a ajuda profissional, os futuros donos poderão ter as informações sobre as características de cada raça, como temperamento.”

Crescimento
Rosângela acrescenta que, nos últimos anos, a procura por cães da raça pit bull cresceu em todo o País e isso causa outro problema que interfere no nascimento de filhotes com temperamento agressivo: o cruzamento indiscriminado. “Muitos criadores cruzam os cães pela aparência e porte físico e não observam as características dos pais. Logo os filhotes de cães bravos têm chances maiores de se tornarem violentos”, diz. A veterinária explica que, para combater os ataques, a melhor arma é educação. “Depende de uma conscientização nacional, assim como ocorre nas campanhas de vacinação contra a raiva animal, uma cultura de prevenção e informação para os criadores.” Rosângela conclui que o cão é vítima em todo esse processo e, em vez de ser considerado o amigo do homem, passa a ser visto como agressor.
Para a adestradora Christiane Garcia de Oliviera, os proprietários são culpados pelo grande número de ataques. “Precisa-se colocar limites no cão e manter o controle sobre ele, pois o excesso de carinho ou excesso de agressividade podem gerar um comportamento agressivo do animal no futuro.” Ela convive diariamente com cães da raça pit bull e diz que eles precisam de atividades rotineiras para alivar o estresse.