Cadela e filhotes ganham um lar

Jornal Hoje, 16/10/2007

Cadela e filhotes ganham um lar

Lídia Borges

A cadela e dez filhotes que estavam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desde a quinta-feira, conforme publicou o HOJE na edição de domingo, já têm um lar temporário. Dois estudantes de Veterinária se comoveram com a situação dos animais e os recolheram até que todos sejam adotados definitivamente. A cachorra com sangue de fila, batizada de Bela, vai morar em uma casa próxima a Trindade, com espaço amplo para brincar. Outros quatro cãezinhos (que completam dez dias hoje) também já têm donos.

Os outros seis vão aguardar pouco tempo. “Pela experiência que temos (de ajudar animais abandonados), sempre aparece alguém interessado”, diz Juliana Carvalho Borges, 19. Ela e o namorado, Levy Correia Neto, 21, que fazem o 5º período de Veterinária na UFG, mobilizaram a equipe da Zoonoses e conseguiram retirar os cães ainda no domingo. A estudante não sabe explicar o que teria acontecido com o 11º filhote que estava com a mãe no sábado, quando a reportagem do HOJE foi até o CCZ. Não foi possível contatar o órgão ontem para checar a informação.

Bela já recebeu todos os cuidados médicos necessários: fez diversos exames (hemograma, bioquímico, dentre outros) e passou a manhã de ontem tomando soro. Com exceção de uma leve anemia, em função da gestação, o quadro de saúde é bom. Pela observação dos dentes, conta Juliana, a cadela tem por volta de 2 anos de idade. Para o salvamento dos animais, uma equipe está mobilizada: além do casal de estudantes, amigos e até professores, a advogada Fabíola Arantes também ajuda na compra de ração e no contato com possíveis adotantes. Quem se interessar em adotar ou ajudar os filhotes pode entrar em contato com a estudante pelo telefone 9268-6046.