Especialistas adotam a interpretação de texto como método de ensino da língua portuguesa
O Globo Online, 16/10/2007
Especialistas adotam a interpretação de texto como método de ensino da língua portuguesa
Ediane Merola
RIO - Assaltaram a gramática e meteram, não só poesia, mas quadrinhos, textos de jornais, peças publicitárias, letras de músicas e tudo o mais nos livros de português. Não foi preciso chamar a polícia, só a atenção de professores e alunos para uma nova forma de ensinar a língua materna, cujo foco sai da gramática e aponta para um novo alvo: a interpretação de texto. Segundo especialistas, usar a diversidade de gêneros textuais em sala de aula ajuda o estudante a ler, compreender e tirar suas próprias conclusões. Ou seja, raciocinar.
" As terminologias da gramática normativa podem ser aproveitadas mas sempre como meio e nunca como fim.(professor Cereja) "
Um dos autores do livro "Gramática reflexiva - texto, semântica e interação" (Editora Atual), o professor William Roberto Cereja afirma que a gramática deve estar a serviço da produção textual.
- Não podemos usar o texto como pretexto, analisar frases isoladamente. Tem que olhar para ele e perceber uma unidade de sentido, entender como a língua está se manifestando - diz Cereja, que usa e abusa de gêneros textuais em seu livro, feito em parceria com Thereza Cochar Magalhães.
Na edição para professores, o livro de Cereja explica que "neste momento de transição, não é necessário abandonar tudo o que professores e alunos vêm aprendendo de gramática. As terminologias tradicionalmente apresentadas pela gramática normativa, por exemplo, podem até ser aproveitadas, mas sempre como meio, e nunca como fim".