Mais 10 mil alunos em 5 anos
Jornal O Popular, 21/10/2007
Mais 10 mil alunos em 5 anos
A previsão da UFG é de que no prazo de cinco anos de execução do programa de expansão sejam incluídos em torno de 10 mil novos alunos nos quadros da instituição. “Isso significa democratizar e ampliar o acesso da comunidade à universidade pública”, frisa a professora Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de Graduação da UFG e presidente da comissão que elaborou a proposta da instituição de adesão ao Reuni. De acordo com a pró-reitora, nunca na história da UFG foi possível pensar numa expansão com as possibilidades que são colocadas hoje. “O resultado será um impulso significativo no ensino, pesquisa e extensão”, prevê.
O reitor Edward Madureira ressalta que as expansões que foram feitas até hoje dentro da instituição, ocorreram “na marra”, sem recursos, sendo esta a primeira oportunidade que a universidade tem, de fato, de crescer de forma sustentável. Ele destaca que o debate em torno da elaboração da proposta de adesão ao Reuni levou a UFG a se “rediscutir e a rever questões históricas.” O reitor cita como exemplo a multiplicidade de disciplinas direcionadas a cada um dos cursos. “Vamos poder racionalizar mão-de-obra e espaço sem sobrecarga para o professor”, acentua. Antes de ser sintetizada pela comissão composta pelo Consuni, as propostas foram aprovadas pelos conselhos diretores de cada unidade acadêmica.
A integração entre as unidades acadêmicas, conforme o reitor, é outro ganho garantido na proposta de expansão elaborada pela insituição, já que alguns dos cursos que serão criados serão oferecidos por mais de uma unidade em conjunto. O professor Tasso Leite, assessor da reitoria da UFG, explica que os cursos a serem criados seguem critérios como a sua relevância social, as bases estruturais já existentes e a demanda reprimida, visando o desenvolvimento regional. Em função deste último quesito, o professor prevê grande procura por cursos que estão sendo criados como Química Industrial (35 vagas), Sistemas de Informação (80 vagas) e Engenharia Mecânica (50), por exemplo.