Entenda o caso
Jornal O Popular, 21/10/2007
Entenda o caso
As discussões em torno da adesão ou não da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) dividiu a insituição nos últimos meses e rendeu muito bate-boca e polêmica em torno do assunto. Um dos principais pontos de divergência era a proposta elaborada pela primeira comissão formada para cuidar do assunto, presidida pelo professor Nelson Amaral, que previa a criação dos bacharelados em grandes áreas (BGAs).
Pela proposta inicial, seriam criados BGAs em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e da Terra e Letras e Artes. Os BGAs, adotados por outras instituições de ensino superior brasilerias, não oferecem formação profissional e acabou ficando de fora da proposta que será agora apresentada ao Conselho Universitário (Consuni).
A principal oposição de adesão da UFG ao Reuni partiu do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Por duas vezes, manifestações dos estudantes impediram a reunião do Consuni para apreciação da proposta de expansão da instituição. O primeiro protesto ocorreu no dia 29 de setembro, quando, diante de um auditório lotado de estudantes contrários à idéia, o encontro foi suspenso. Nova manifestação ocorreu no último dia 4, quando alunos chegaram a ocupar a biblioteca central da universidade, no Câmpus 2, com faixas, apitos e palavras de ordem. Diante do clima de tensão, o reitor Edward Madureira não chegou sequer a abrir a reunião.