Procuram-se capacitados

Jornal Diário da Manhã, 21/10/2007

Procuram-se capacitados

Hacksa Oliveira
hacksa@dm.com.br
Da Editoria de Cidades

Na 5° edição da série “Profissões”, o Guia do Vestibular mostra como um profissional da computação pode atuar em um mercado moderno e promissor que ainda é carente de profissionais capacitados. De acordo com pesquisa feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, só no Brasil, em 2005, faltavam 17 mil profissionais dessa área no mercado. Até 2012, esse número pode chegar a mais de 200 mil. Isso pode significar uma boa oportunidade para quem ainda não decidiu qual curso fazer.
Professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cássio Vinhal destaca a graduação e fala que um profissional formado possui uma vasta gama de atividades para exercer em diversas segmentos. E acrescenta que a computação está presente em quase tudo nos dias de hoje.
O curso da Universidade Federal de Goiás oferece certificados de estudos que permitem ao aluno direcionar melhor sua formação para as mais diversos campos, tais como Controle e Automação, Telecomunicações e Sistemas de Informação. Além de oferecer visão crítica e aptidão para trabalho teórico e prático em diferentes áreas da computação e tecnologia.
Atualmente, segundo o professor, todas as áreas de tecnologia necessitam processar informação e esse é o elo. Para tanto, os profissionais devem ser formados em maior ou menor grau. Ele explica que há profissionais de uma determinada área da tecnologia que não possuem os requisitos necessários que buscam auxílio com os profissionais de tecnologia da informação com formação específica.
Há 17 anos no mercado da tecnologia, Cássio acrescenta que, para o aluno se sair bem neste segmento, deve ter uma certa aptidão, que vai ajudar a contemplar toda a complexidade e torná-lo bom profissional. “Temos observado que a dedicação e o esforço pessoal também são muito importantes”, comenta. Até porque, segundo ele, a complexidade das diferentes organizações demanda um processamento crescente de informações.