Apoio à música que se faz em Goiânia
Jornal Diário da Manhã, 24/10/2007
Apoio à música que se faz em Goiânia
A Lei Municipal de Incentivo à Cultura tem auxiliado o setor musical, oportunizando aos músicos maior divulgação, gravação de CDs, além de facilitar a cessão do espaço do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro para as apresentações. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, os projetos chamam a atenção de um público diferenciado. Um deles é a temporada de Concertos Goiânia Ouro, que transforma o cenário das manhãs de domingo na cidade, apresentando músicos instrumentistas de reconhecimento internacional e forma público para audição de músicas clássicas. Outro projeto dá oportunidade para pequenos grupos formados a partir dos músicos da Orquestra Sinfônica de Goiás e da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
Dentro de uma linha popular, mas não menos importante, o destaque fica para o projeto Grande Hotel Revive o Choro. Um projeto que sacudiu boa parte dos músicos instrumentais da cidade e que está se transformando em atração turística para as noites de sexta-feira. Uma calçada popular que reúne músicos de todos os gêneros, autoridades, intelectuais e gente simples, numa verdadeira demonstração de inclusão social. Este projeto tem ainda o objetivo de formação de novos grupos interessados em preservar o choro, o maior representante da música genuinamente brasileira, sem similar em nenhum outro país do mundo.
FestCine Goiânia
Outro desafio para a cultura municipal foi criar o FestCine, um mecanismo de valorização e incentivo à qualidade do cinema e do audiovisual em Goiânia. O FestCine foi lançado em 2005 e já começa sua história como o segundo maior festival não temático com maior premiação. Ganhou espaço próprio e, neste ano, iniciou suas atividades com o lançamento do edital de roteiros. O FestCine Goiânia seleciona, entre os inscritos, os cinco melhores roteiros e os premia com R$ 30 mil para a produção.