Arte na Assembléia
Jornal Diário da Manhã, 04/11/2007
Arte na Assembléia
A Assembléia Legislativa lança amanhã, às 14h30, o Projeto Agenda Cultural 2008, uma iniciativa do Centro de Cultura e Intercâmbio, que pretende selecionar trabalhos artísticos para exposição na casa. A utilização do espaço para eventos culturais já é habitual, mas, com a Agenda 2008, a iniciativa qualifica as exposições e amplia o número de participantes.
Podem se inscrever para a seletiva projetos da área cultural, como apresentações musicais, exposições étnicas, fotográficas e de artes plásticas, lançamentos de livro, peças teatrais e outras manifestações do gênero.
Artistas e produtores culturais interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas de artes plásticas e fotografia nos espaços do Palácio Alfredo Nasser, sede da Assembléia Legislativa, podem se inscrever com o envio de um dossiê ao Centro de Cultura e Intercâmbio. Terão prioridade aqueles que não participaram de outras edições do projeto.
Além do formulário de solicitação (disponível no site da instituição), são necessárias cópias do currículo do artista, do termo de Responsabilidade e da Autorização de Veiculação de Imagem.
O candidato também precisa entregar uma entrevista biográfica, materiais produzidos sobre exposições ou eventos anteriores, como matérias em jornal e catálogos, foto ou xerox colorido das peças que compõem o projeto e um texto apresentando a proposta da exposição, que serão examinados pela banca.
Para avaliar qualitativamente os trabalhos, que podem ser inscritos até dia 31 de janeiro, um júri composto por professores da Faculdade de Artes Visuais da UFG e por membros de outras instituições artísticas já foi convidado. A expectativa é preencher toda a agenda com eventos de profissionais já consagrados e, principalmente, de novos talentos.
“Muitas vezes o artista precisa de um lugar para mostrar o que produz. Queremos ser este espaço”, explica o presidente da casa, deputado Jardel Sebba. Segundo ele, enquanto instituição pública, a Assembléia tem o objetivo de promover tudo aquilo que seja de interesse da sociedade. “Realizamos eventos destinados a divulgar a cultura e a história goiana e abrir espaço para o debate sobre as temáticas de maior interesse da comunidade.”
Oportunidade
A Assembléia, por onde circulam diariamente dezenas de pessoas de várias cidades e segmentos sociais, já abre espaço para o artista com exposições, lançamentos de livros e apresentações no auditório. “Pretendemos intensificar esse trabalho e, com o agendamento prévio, atender melhor os selecionados em suas necessidades de infra-estrutura e divulgação”, explica Sebba.
Vários artistas já expuseram seus trabalhos na casa. Entre eles, Ronan Nunes Cardoso, Gabriela Villela, Terezinha Auad, Lita Xavier, Bento, Dina Guimarães, Ronan Nunes e Carlos Roberto Alves. Escolas de arte, como o Centro Livre de Arte e o Instituto Veiga Valle, e movimentos sociais também serão privilegiados.
“Queremos ser vistos realmente como a casa do povo. Muitas pessoas passam por aqui todos os dias e por isso queremos levar cultura a elas”, afirma o presidente. A Secretaria de Comunicação da Assembléia também auxiliará na divulgação dos projetos.
O cinema também será contemplado pela Agenda Cultural 2008. Graças a convênio firmado com a Agepel, filmes do Fica e do Museu da Imagem e do Som serão exibidos na casa. No lançamento, haverá apresentação musical do violeiro Almir Pessoa.