Gravura poética
Jornal O Popular, 13/11/2007
Gravura poética
Cristina Maria Borges
Cinco integrantes da linha de pesquisa em Poéticas Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG, e o professor ZéCésar Clímaco, expõem suas obras na Galeria M. Potrich, de hoje a 15 de dezembro na coletiva Pesquisa mais Gravura. Alana Morais, Lavínnia Seabra, Manoela Afonso, Nancy de Melo, Sérgio Penna e ZéCésar têm em comum o interesse pela pesquisa e a paixão pela gravura. Segundo o professor, essa parceria se intensifica por causa dos novos materiais e meios tecnológicos de criação e impressão que possibilitam o surgimento de novos conceitos em gravura.
Alana Morais dedica-se à pesquisa de matrizes de plásticos colados superpostos e os imprime de diferentes formas. Lavínnia Seabra mistura gravura, moda e tecnologia para produzir uma matriz com um processo de gravação a laser, que em seguida transforma em roupa. Manoela Afonso explora a poética das impressões monotipistas sobre tecidos umedecidos.
Já Nancy de Melo mantém-se fiel à gravura tradicional. Ela trabalha com gravura em metal, mas introduz na matriz as marcas deixadas pelos copos sobre a chapa. Sérgio Penna investe na tecnologia, produzindo uma monotipia para trabalhar no computador. Gravurista consagrado, o professor ZéCésar procura com a impressão sobre papel jornal a contradição de imagens urbanas caóticas ou saturadas sobre imagens de propaganda imobiliária (foto).
EXPOSIÇÃO
¤ Pesquisa mais Gravura
¤ Vernissage: 20 horas
¤ Local: Galeria M. Potrich (Rua 52, nº689, Jardim Goiás.)
¤ Telefone: 3945-0450