Maratona para o vestibular
Jornal Diário da Manhã, 16/11/2007
Maratona para o vestibular
Ivair Lima
lima@dm.com.br
Thatiane Rocha Abreu
thatianerocha@dm.com.br
Da editoria de Cidades
Na reta final para a primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), o mais concorrido de Goiás, a maratona de aulas não pára na Capital. Na corrida por uma vaga, todo esforço é necessário. Ao todo, no processo seletivo da UFG foram inscritos 28.950 candidatos para 3.963 vagas distribuídas em 92 cursos. Para aliviar a tensão dos vestibulandos e relembrar o conteúdo estudado durante o ano, os cursos preparatórios organizam aulas diferenciadas.
Ontem, o Colégio Visão aproveitou o feriado da Proclamação da República para realizar o tradicional “Surubão” – uma aula diferente com mistura de todas as matérias e diversão. O aulão aconteceu no Oliveira’s Place e reuniu 850 estudantes que vão enfrentar os vestibulares a partir do próximo domingo. Todos os 53 professores do colégio participaram do aulão.
A programação continua hoje. O Colégio Classe organiza há seis anos a “Diclassetadas”, que é uma maratona com dez horas seguidas de ensino, com a presença de mais de 15 professores que revisam com os alunos as matérias vistas durante o curso. Este ano a aula será realizada hoje no teatro da Universidade Paulista (Unip), localizado na BR-153, em frente à Telegoiás, das 8h30 às 18h30.
A maratona será dirigida aos alunos do ensino médio e aos vestibulandos. São esperados mais de 700 estudantes. Mas será também um momento voltado para amenizar o que os organizadores do evento classificam como “tensão pré-vestibular” (TPV). “Esse aulão funciona como um estímulo, já que na reta final, próximo ao vestibular, os alunos estão fragilizados pelo ritmo enfrentado durante o ano”, afirma o coordenador do Classe, Marcelo Segurado.
Doação
Para participar das atividades do Colégio Classe hoje, os vestibulandos – somente o período da tarde será aberto aos alunos do 1º e do 2º anos – que devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de caridade a serem escolhidas.
Quem comparecer à maratona hoje, a organização do evento garante que, além de dicas certeiras e importantes de todas as disciplinas, os alunos terão a oportunidade de interagir com os professores e descontrair com danças e interpretações ao som de instrumentos musicais. Para o diretor pedagógico do Colégio Classe, Ivano Gomes, a didática da maratona, além de trazer palestras de motivação e momentos de relaxamento, funciona também como um importante aliado com dicas para o vestibular. “A maratona, além de ajudar didaticamente, serve para elevar a auto-estima dos vestibulandos num momento crucial de suas vidas”, avalia.