Chegou a hora do vestibular

Jornal Diário da Manhã, 18/11/2007

Chegou a hora do vestibular

Pedro Henrique Mota e Thatiane Rocha Abreu
DA EDITORIA DE CIDADES

As provas da primeira fase do processo seletivo 2008 da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão realizadas hoje com uma novidade em comparação aos outros anos: nove das noventa questões da prova terão abordagens interdisciplinares. A presidente do Centro de Seleção da Federal, Luciana Freire de Sousa, diz que os alunos não precisam se preocupar com essas mudanças e que as questões apenas exigirão um diálogo entre duas ou mais áreas de conhecimento do aluno. “Na prova de Química, por exemplo, o aluno precisará associar seu conhecimento de História e até de Matemática para respondê-la.”

As outras 81 questões serão disciplinares, abordando Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática e Química. Este ano o vestibular da UFG teve 28.950 candidatos inscritos concorrendo a 3.963 vagas distribuídas em 92 cursos nos campi de Goiânia, Catalão, Jataí e cidade de Goiás.

Os portões serão abertos a partir da 12h30 e fechados às 13h30. Os candidatos que não estiverem presentes até esse horário não poderão realizar as provas. “É importante que o candidato localize o prédio dele com antecedência e fique atento aos instrumentos que não podem levar para a prova.”

Para aquele candidato que quiser confirmar seu local de prova, basta entrar no site (www.vestibular.ufg.br) e digitar o seu número de inscrição para conferir o local. No dia anterior ao vestibular, o segredo de muitos estudantes é relaxar. A solução encontrada pelo estudante Jordão França, 22, foi juntar amigos e passar uma tarde de lazer, longe da tensão que o vestibular impõe.

Tentando aprovação pela terceira vez no curso de Design Gráfico, Jordão afirma que está tranqüilo para a realização da prova, até porque sempre conseguiu ser aprovado na primeira fase. Em relação à novidade que a UFG traz na prova deste ano – nove questões interdisciplinares ao longo da prova –, o estudante espera não encontrar muita dificuldade.

A novidade é também vista com bons olhos pela estudante Ana Flávia Rego, 18. Buscando aprovação em História, ela acredita que as questões envolvendo mais de uma disciplina são uma melhor forma de avaliação do candidato.