Tensão e estresse são os principais vilões do vestibular

Jornal Hoje, 18/11/2007

Tensão e estresse são os principais vilões do vestibular

Wanessa Rodrigues

A estudante Ana Brasileiro, de 18 anos, tenta, pela segunda vez consecutiva, ingressar no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para esta seleção, que será realizada neste domingo, a partir das 13h30, ela acredita que está mais preparada, estudou mais e a confiança aumentou. Mas uma característica ela não conseguiu mudar: a famosa tensão pré-vestibular (TPV), que deixa os candidatos ansiosos e com os nervos à flor da pele continua a mesma.

No ano passado, ela ficou tão nervosa que não conteve o choro no dia da prova. Para a seleção deste domingo, ela pretende ficar mais calma e faz planos para relaxar antes de enfrentar a maratona de questões. “Não vou pensar nos livros. Possivelmente amanhã (hoje) vou ao cinema para descontrair e, no domingo, vou acordar cedo e rezar bastante”, diz. Candidato ao curso de Educação Física, Domingos Sávio, 18, também está confiante, mas não esconde que também sente a tensão pré-vestibular. E, para driblar a TPV, ele tem a própria receita. “Saio com os amigos e deixo para pensar na prova apenas no dia que ela acontece”, afirma.

O professor de Química e coordenador de vestibular de um cursinho da Capital, Heitor Godinho, diz que, em primeiro lugar, é necessário manter a calma, pois o aluno que estudou o conteúdo da prova não precisa se preocupar. Para a véspera da prova, o profissional recomenda que os vestibulandos não mudem a rotina, principalmente no que diz respeito à alimentação. O ideal é ingerir comidas leves, além de muito líquido para garantir a hidratação.


Descontrair um dia antes da prova também é uma dica para quem vai encarar cinco horas de prova. Mas essa descontração também deve ser leve. “Ir a uma sessão de cinema com amigos e caminhar pode ser uma opção. Por outro lado, recomendamos não ingerir bebidas alcoólicas e também evitar clubes, por causa do sol”, diz Godinho. Na véspera do vestibular, vale também revisar os principais tópicos estudados. “O que não significa sentar para estudar horas como o aluno fez durante todo o ano.”

Vale lembrar também as dicas para o tão esperado dia. Acordar cedo, optar por uma caminhada e almoçar um pouco mais cedo estão entre as dicas que o professor destaca. Além disso, reservar um tempo para verificar a documentação necessária para fazer seleção e o material para executar a prova, como a caneta preta, a borracha e o lápis. Não esquecer que em alguns vestibulares, como é o caso da UFG, não é permitido aparelhos celulares, relógios digitais, brincos e pircings. “Chegar uma hora antes da prova também é fundamental para prevenir contratempos.”