Ensino de qualidade integral

Jornal Hoje, 20/11/2007

Ensino de qualidade integral

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Não tem nem seis meses que a pequena Sara Gomes Alves dos Santos, 8, mudou de colégio. Mas, a despeito do tempo restrito e da pouca idade, a opinião é contundente quando fala da Escola Municipal Paulo Teixeira de Mendonça, onde está desde o início do semestre. “Eu gosto demais. Tem mais atividades e brincadeiras do que a outra em que eu estudava”, comenta. A satisfação, exibida em um sorriso despretensioso, flagrado em uma tarde de segunda, só é real hoje porque em 2005 a Secretaria Municipal de Educação investiu em um projeto que está mudando a concepção tradicional de ensino. Junto com outras seis unidades, a Paulo Teixeira – que fica no Setor Negrão de Lima – faz parte do universo das escolas em tempo integral implantadas pela Prefeitura de Goiânia. Lá, 180 crianças e adolescentes foram beneficiados pela nova proposta. Na capital, os contemplados são 1,5 mil.

Aberta na década de 70, a unidade do Negrão de Lima – que atende também estudantes do Novo Mundo, Bairro Feliz, Vila Pedroso, entre outros bairros – passou no início deste ano a funcionar de forma integral. A aprovação foi geral. Além de Sara, que cursa o 3º ano, a aluna do 5º ano Thayanne dos Santos, 10, fez questão de explicar por que gostou da alteração. “A gente aprende mais”, diz, ao informar que dos oito tipos de oficinas oferecidas pela instituição, a que mais lhe agrada é a da leitura escrita. Pais também não economizam elogios. Para a estudante Karlla Garcia, 28, mãe de Sara, a escola de tempo integral propicia ensino de qualidade. “Outra vantagem é que os filhos de pais que trabalham fora o dia inteiro têm um lugar adequado para ficar.”

A coordenadoria pedagógica da Escola Municipal Paulo Teixeira avalia que além das aulas regulares, os alunos contam com suporte educacional no período vespertino. São quatro oficinas de reforço da leitura escrita, além de outras sete modalidades: capoeira, jogos escolares, informática, jogos matemáticos, artes visuais, dança e pintura. As crianças, que cursam desde a alfabetização até o 5º ano e têm entre 6 e 11 anos, chegam às 7 horas na unidade e ficam até as 17h20. Três refeições são servidas – café da manhã, almoço e lanche da tarde.


A avaliação é bastante positiva. A escola de tempo integral, além de ser um grande instrumento para a socialização e desenvolvimento do aspecto cognitivo das crianças, oferece a oportunidade de áreas que, devido à situação financeira, a maioria não teria condição de ter acesso, ressalta a diretoria. Antes da implantação da proposta, a escola Paulo Teixeira sofria com problema de demanda de alunos. Hoje existe fila para a matrícula.


IMPORTÂNCIA DO 1º PASSO


A Secretaria Municipal de Educação também avalia que as escolas em tempo integral fazem parte das prioridades da pasta. A pasta informa que até o fim da atual gestão, outras seis unidades, dentro desta modalidade, devem ser inauguradas. A luta é pelo ensino público de qualidade, sem perder para as particulares.

Embora sejam inúmeras as realizações da secretaria nos últimos três anos, pelo menos cinco pontos, além do projeto das escolas em tempo integral, merecem destaque. A ampliação do atendimento na educação infantil é um deles. Desde o ano de 2005 foram inaugurados 38 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), um crescimento acima de 50% em relação ao número de instituições existentes. As novas inaugurações contemplaram não apenas os bairros periféricos da cidade, mas também os dos setores Central e Sul, entre outros, com o objetivo de atender pais trabalhadores destas regiões.


No ano passado, 650 novas vagas foram criadas com a implantação de sete novos CMEIs. Neste ano já foram inauguradas cinco novas unidades: Vila Rica, Santa Mônica, Jardim Novo Mundo, Nossa Senhora Aparecida e CMEI Presidente Costa e Silva, que juntos atendem cerca de 500 crianças. Ao todo, na rede municipal, existem cem CMEIs. Quase oito mil crianças – de zero a 6 anos – são beneficiadas.

Uma delas é o pequeno Fernando Carrijo Domingos, 4, há dois anos no CMEI Primeiros Passos, localizado no Setor Sul. Na tarde de ontem, ao deixar a unidade com o pai, ele arriscava alguns “pulos” na calçada. Do que ele mais gosta, além de brincar? Quase não deu para ouvir, mas Fernando não se esquivou: “De comer bolacha”, balbuciou.


O pai do menino, o gerente de manutenção Alexandre Coelho Domingos, 33, elogiou o trabalho dos funcionários da unidade. “São bastante atenciosos.” A coordenadoria pedagógica do Primeiro Passos lembra que uma das principais metas da unidade é trabalhar em parceria com os pais, na definição de um espaço de intersecção comum, onde a criança passa a ser responsabilidade não só da família, mas também da instituição.

No CMEI do Setor Sul, atualmente, estão matriculadas 84 crianças, a maioria com faixa etária entre 4 e 6 anos. O local dispõe de quatro salas, um refeitório, uma cozinha, sala de coordenação, além de parquinho com piscina e jardim. Cerca de 30 funcionários, entre professores pedagogos, agentes educativos e o pessoal da administração, trabalham na unidade, que oferece quatro refeições diárias às crianças.


Os outros quatro destaques da rede de educação municipal, implantados durante a atual gestão, são a formação continuada dos 13 mil profissionais da Educação; a matrícula informatizada, cuja central recebeu 123 mil solicitações em 2007; a inauguração, no ano passado, de dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAIs), que oferecem atendimentos especializados a portadores de necessidades especiais; e a avaliação da aprendizagem dos educandos, que, a partir de um diagnóstico, detecta as lacunas dos alunos.


PREOCUPAÇÃO COM QUESTÕES AMBIENTAIS


Educação em Goiânia também desponta na área ambiental. Em setembro do ano passado, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) entregou à comunidade o Ecomóvel, um ônibus equipado com dez jogos de mesas com quatro cadeiras, televisão de 29 polegadas, vídeo, telão, notebook, datashow, bebedouro e frigobar. O veículo percorre as áreas verdes da capital com uma equipe da Amma. Entre setembro de 2006 e julho de 2007, quase 30 mil crianças participaram das atividades do Ecomóvel.

O trabalho consiste em ações que visam conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental e das mudanças de hábitos para manter os recursos naturais. Também na área de educação ambiental, a Amma desenvolve o projeto As Unidades de Conservação nas Escolas, que tem como objetivo levar noções de preservação e conhecimentos sobre a fauna e flora nativas aos alunos de escolas municipais localizadas próximas a parques e bosques.




PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROJETO IMPLANTADO EM GOIÂNIA


Educação de Jovens e Adultos

O Programa de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) e o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA Expansão) têm por objetivo atender pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando crianças ou mesmo quando jovens. Quase 20 mil alunos estão matriculados no EAJA.


O programa AJA-Expansão é desenvolvido em parceria com o governo federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado, e conta com o apoio da faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a parceria de entidades da sociedade civil. Visa mobilizar e oportunizar o acesso aos estudos a jovens e adultos, acima de 15 anos, que ainda não foram alfabetizados. No ano de 2005, 2.508 alunos foram atendidos pelo programa. Em 2006, 1.601 e, este ano, mais de 1.820.

Reconhecimento

Empenhada em oferecer uma alimentação escolar de excelência, a Prefeitura de Goiânia recebeu, no ano de 2005, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, na categoria capitais e grandes cidades. Goiânia competiu com 310 prefeituras e se destacou entre as 12 premiadas. O prêmio foi concedido pelo Programa Ação Fome Zero e foi avaliado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considerando os seguintes critérios: desempenho financeiro, desenvolvimento local, nutricional, participação social e continuidade.

Em agosto de 2006, a Secretaria Municipal de Educação foi agraciada com o Prêmio Paulo Freire, concedido pelo Ministério da Educação, em reconhecimento ao empenho na erradicação do analfabetismo, buscando garantir permanência do educando na Escola, por meio dos Programas EAJA e AJA-Expansão.

Rede física

Necessária ao bom andamento das atividades nas unidades educacionais, a manutenção e reforma dos prédios foi realizada cumprindo um cronograma intenso de intervenções. Um total de 4.508 serviços foi realizado, entre reformas, reparos e manutenção, como revisão hidráulica e elétrica, substituição de portas, colocação de grades, revisão de telhados e outros.

O plano de obras também foi realizado, com a construção de seis escolas padrão, 18 quadras poliesportivas, oito quiosques multifuncionais e módulos de recreação. Até o próximo ano, sete escolas padrão serão construídas e outros seis novos CMEIs.

Despertar habilidades

Proporcionar o acesso a diferentes manifestações da cultura, ao lazer e aos esportes também tem sido uma das metas dessa gestão. Por isso, e com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades dos educandos e oferecer subsídios aos profissionais, cerca de 40 projetos estão em andamento. Alguns deles, como os Jogos Educacionais, a Mostra Pedagógica e o Circuito Educacional de Cultura e Arte, contam com a participação expressiva das unidades que compõem a rede municipal de Educação.

– A Cantata de Natal levou a alegria do espírito natalino aos trabalhadores, estudantes e visitantes do centro da cidade, que foram embalados pelo Coral Vozes em Canto, composto por 250 alunos de cinco escolas municipais.

– A Mostra da Ação Pedagógica, que representa uma vitrine de talentos e habilidades, leva ao público parte do que foi produzido pelas unidades educacionais ao longo do ano letivo. A cada ano, os estandes da mostra e as apresentações dos alunos, explorando diversas linguagens artísticas, dão uma demonstração do que é realizado nas unidades de educação.


– Com a Mostra Artística Cultural (MAC), 300 talentos da rede levaram ao palco o tema Goiânia construindo valores. O espetáculo musical, que contou com um público estimado em 6 mil pessoas, integrou apresentações de dança e música, durante uma encenação teatral que teve como pano de fundo a descoberta dos valores sociais e humanos. Este ano, 10 escolas se preparam para homenagear a capital em um espetáculo que levará ao palco os principais fatos que marcaram as sete décadas de Goiânia.

– A relação entre a escola e a comunidade tem sido fortalecida com o Escola Aberta, um Programa em parceria com o governo federal e a Organização das Nações Unidas (UNESCO). Implantado em 20 escolas, o programa promove a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, uma vez que a escola torna-se um local de convivência e aprendizagem para as famílias residentes próximas à escola, que abre suas portas nos finais de semana, oferecendo oficinas diversificadas, de acordo com a realidade da comunidade local. Cerca de 8 mil pessoas, entre alunos, oficineiros e as comunidades, são beneficiadas pelas ações. As experiências do município de Goiânia são destaque em nível nacional.